Chuvas ameaçam Hospital Santa Catarina e defesa civil monitora local;fotos

do DN
 (FábioCortez/DN/D.A/Press)



















As fortes chuvas que causaram diversos transtornos na capital potiguar durante essa sexta-feira, 22, alagaram o estacionamento do Hospital José Pedro Bezerra, conhecido como Sta. Catarina, no bairro Potengi, Zona Norte de Natal. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, com 10 homens, uma ambulância, um veículo da Defesa Civil e engenheiros da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), foram encaminhados ao local. De acordo com o major João Eduardo, responsável pela operação, a maior apreensão é de que o muro da fachada caia e a água invada a unidade.  

A aposentada Evangelina Siqueira, 62, que aguardava por uma consulta médica para uma perna doente, teve dificuldades para entrar no hospital. “Eu não consegui entrar por um lado, dei a volta para ir pelo outro e tive que me segurar em um carro para conseguir chegar”, conta. Carlos Lima, funcionário do Sta. Catarina, explica que o incidente dificulta o trabalho na unidade, principalmente na parte de fora da estrutura . “Paralisa principalmente estacionamento, depósito, almoxarifado, que não são ligados diretamente a estrutura do hospital”.

 Segundo Carlos Leão, diretor administrativo da unidade, não é a primeira vez que esse tipo de alagamento acontece. “O hospital foi construído em uma área baixa e quando tem uma chuva assim, longa e forte, geralmente fica inundado. Já existe um projeto de drenagem dessa área para a lagoa do município e já está feita a construção deste canal, mas falta a estação de tratamento”, afirmou. De acordo com o diretor, a água de chuva acumulada no local também tem origem do esgoto da Avenida Floreanópolis, e o acúmulo de lixo próximo ao local.
  
Durante as chuvas desta manhã, duas retroescavadeiras seriam enviadas a unidade para auxiliar no desvio da água para um terreno baldio, ao lado do hospital, mas, segundo o técnico de segurança do Sta. Maria, Aelcio Viana, a alternativa acabou sendo dispensada. A Defesa Civil continuará monitorando o local durante o período chuvoso e, durante a próxima semana, a prefeitura se comprometeu a limpar um terreno vizinho para a realização do trabalho de drenagem.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário