Contagem regressiva na UFRN

As inscrições para o vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte começam no dia 23 de julho até 27 de agosto, conforme edital do certame publicado esta semana pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve). Este ano, o vestibular oferece 3.015 vagas, uma redução em mais de 50% do total de vagas da edição anterior, 6.209 vagas. A queda se deve a adesão da universidade para ofertar 50% das vagas pelo Enem/Sisu. Ao todo, juntando as duas formas de ingresso, estão abertas 6.864 vagas, 270 a mais que no ano passado. 
emanuel amaral- 09/01/2012Magda Pinheiro, da Comperve: inscritos no Enem também podem fazer provas do vestibularMagda Pinheiro, da Comperve: inscritos no Enem também podem fazer provas do vestibular

O vestibular será para a entrada de alunos no 1º semestre, com a divisão das vagas entre os candidatos que optarem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo vestibular. Os cursos que tiverem entrada somente no segundo semestre terão todas as vagas preenchidas através do SiSU, com as notas do Enem. Para 2014, não haverá mais o vestibular. A UFRN colocará a totalidade das vagas para serem preenchidas pela Seleção Unificada.

Com a mudança, enfatiza a presidente da Comperve Magda Maria Pinheiro de Melo, os alunos terão a oportunidade de concorrer pelos dois processos. "Estamos recebendo muitas dúvidas sobre se é possível participar dos dois. Quem já se inscreveu no Enem também pode e deve se inscrever no vestibular tradicional da UFRN. É preciso deixar claro que o candidato tem as duas formas de ingresso, uma opção não elimina a outra, mas, sim, aumenta as chances", frisa Magda Pinheiro.

Os candidatos devem se inscrever pelo site da Comperve e efetuar o pagamento da taxa que custa R$ 110,00, até o dia 28 de agosto - um dia após o encerramento das inscrições. E enviar uma foto para identificação do candidato no dia da prova com as seguintes especificações: uma foto recente, para documento, tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg. Os candidatos com necessidades educacionais especiais devem entregar o requerimento de condições diferenciadas para realizar as provas, entre 23 de julho a 28 de agosto.

Para saber se a inscrição foi validada é preciso acessar o site da Comperve, a partir do dia 14 de setembro, e fazer a consulta. Quem tiver algum problema, deverá entregar na sede da entidade o comprovante de pagamento, até dia 28 de setembro, ou foto, até dia 5 de setembro, conforme o caso.

Quanto a metodologia de elaboração e aplicação de provas, a presidente da Comperve garante que não haverá alteração. As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de novembro em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Contudo, poderá haver aumento da concorrência por vaga, uma vez que a quantidade disponibilizada via vestibular foi reduzida em mais da metade. No vestibular passado, o curso com maior concorrência foi medicina, com a média de 33,71 candidatos por vaga. Seguido por Psicologia com média de 15,38, e Engenharia Civil com 11,03.

A novidade entre os cursos é o bacharelado em Tecnologia da Informação (TI) foi introduzido na graduação, dentro do programa Metrópole Digital, e irá oferecer 120 vagas, divididas nos turnos matutino e noturno. O curso de TI, explica Magda Pinheiro, confere ao final do período de três anos, o título de bacharel e a possibilidade de migrar para outros dois cursos de graduação superior: engenharia de software e ciências da computação. Ambos deixam de ter vagas ofertadas pelo vestibular tradicional. O curso funcionará à exemplo de Ciência e Tecnologia, que concentra as disciplinas comuns às engenharias e somente após concluir o bacharelado, o aluno faz opção pela engenharia desejada.

Argumento de Inclusão

Apesar das mudanças, a 

UFRN permanece usando o argumento de inclusão para os alunos oriundos da rede pública de ensino. O benefício consiste em acréscimo de 10% na nota final para os candidatos egressos de escolas públicas. Os interessados deverão marcar, no ato da inscrição, o campo que identifica que pleiteiam o argumento de inclusão.

As regras permanecem as mesmas do ano passado. O órgão exige que o candidato comprove ter estudado desde o 2º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino.  O período para a entrega da documentação comprobatória exigida é de 17 de setembro a 5 de outubro. 

Foto

O envio de fotos fora do padrão, causou a invalidação de inscrição de candidatos no ano passado. Das 36.298 inscrições recebidas no vestibular 2012, mais de 3,1 mil foram invalidadas - boa parte precisou do reenvio das fotos para que o cadastro fosse liberado.  "É foto para identificação em documento, não pode ser em perfil, de grupo, em eventos. É a foto 3x4 que antes se tirava para documento e agora o candidato deve enviar, no mesmo padrão, pelo site", orienta a presidente da Comperve Magda Pinheiro. Para os que tiverem dificuldades em acessar a internet ou escanear, o órgão disponibilizará serviço de escaneamento de fotos. 

Calendário 

Inscrição: de 23 de julho a 27 de agosto. 

Pagamento da taxa: de 23 de julho a 28 de agosto. 

Validação da inscrição: dia 14 de setembro. 

Documentação Argumento de Inclusão: de 17 de setembro a 5 de outubro.

Divulgação locais de provas: dia 7 de novembro. 

Provas: de 25 a 27 de novembro.


http://tribunadonorte.com.br/noticia/contagem-regressiva-na-ufrn/224124

Nenhum comentário:

Postar um comentário