Igreja terá rituais de exorcismo mensalmente

Valdir Julião - Repórter

Cerca de 1.200 fiéis da Igreja Católica frequentam, todo primeiro domingo de cada mês, a partir das 15 horas, orações de exorcismo no Eremitério do Santo Lenho, situado numa área da grança Canaã, à margem da BR-101, em Macaíba.
Júnior SantosPadre José Mário - que é o único exorcista da Igreja Católica no Estado e um dos dez que atuam no País - já realiza exorcismos no eremitério
Padre José Mário - que é o único exorcista da Igreja Católica no Estado e um dos dez que atuam no País - já realiza exorcismos no eremitério

Agora, os fiéis católicos terão a oportunidade de acompanhar  as orações do único sacerdote exorcista do Rio Grande do Norte, o padre caicoense José Mário Medeiros, na Igreja de Bom Jesus das Dores, na Ribeira.

Esse ritual o padre José Mário, 70 anos, repete há pelo menos dez anos, desde que foi nomeado exorcista da Arquidiocese de Natal, quando era arcebispo dom Heitor de Araújo Sales,  (1993/2003). 

E segundo ele, a decisão de se levar as orações de exorcismo para a Igreja de Bom Jesus, além de atender a demanda crescente, que é muito grande, dá chance as pessoas que não podem se deslocar até o eremitério, principalmente os mais pobres, de também participar dos rituais exorcistas, para expulsão do demônio do corpo de pessoas possuídas por anjos rebeldes, como o diabo.

Padre José Mário informa que os rituais de exorcismo na Igreja de Bom Jesus vão ocorrer a partir das 19 horas da primeira segunda-feira de cada mês. "É a primeira vez que vamos realizar orações dentro de Natal", exulta o padre, que já andou por todos os estados do Norte,  Nordeste e até Minas Gerais a convite de outras dioceses para fazer ritual de exorcismo.

A última capital nordestina que ainda faltava era Teresina (PI), onde padre José Mário chegou até brincar com o arcebispo local, depois de ter dado um curso para 600 pessoas. Segundo José Mário, o bispo de Teresina o autorizou a fazer um exorcismo e, depois, foi lhe perguntado porque no exorcismo todo "só uma mulher se espritou, como se diz no Seridó".

José Mário disse que o bispo teresinense, perguntou, em seguida, se em outros lugares mais pessoas apresentam possessão demoníaca e porque lá só foi uma. "Às vezes duas, três ou quatro pessoas, mas uma coisa o demônio é muito inteligente, uma prova é essa, qual foi?, o demônio ao saber que na terra tem um lugar mais quente do que o lugar onde ele vive, disse, lá eu não vou não!" (risos).

Outra piada relacionada à Teresina, mas contada a ele, por outro bispo, foi a respeito de um cara de lá morreu e entrou no inferno: "Assim que entrou, ei moço, me ajude aqui, você não tem um cobertor ai, estou morrendo de frio".

Brincadeiras à parte, o padre José Mário informou que no Brasil existe só uns dez sacerdotes exorcistas e desconhece que existam outros, além dele, na região Nordeste.

Segundo ele, normalmente um rito de exorcismo leva, em média, 30 minutos, mas já ocorreu de exorcizar uma pessoa por quase uma hora e não consegui que o demônio fosse despossuído. "É um desassossego, vem gente de todas as idades, maioria jovens, fico pensando se em princípio não é malcriação, rebeldia da idade ou se não tem droga nesse meio, porque é fácil botar a culpa no cão e não no filho".

Ele relata que procura agir "com muita prudência". Na maioria dos casos, perguntando quanto tempo a pessoa está endemoniada. Se a família responder dez ou 15 anos, ele diz pra ela que é caso de loucura ou esquizofrenia, porque "ninguém passa tantos anos com o diabo no corpo".

Para ele, ajuda muito quando uma pessoa diz isso inocentemente: "Vejo logo que é outra coisa, de ordem psicológica", continuou o padre.

José Mário já realizou cerca de 400 rituais

O padre José Mário de Medeiros ordenou-se padre em 1970. Antes, quando ainda estava no seminário, foi ordenado exorcista na Catedral de Tournay, na Bélgica, por ocasião do Concílio Vaticano II, que reconhecia o exorcismo como a terceira dentre as chamadas ordens menores, hoje extintas. Quando se ordenou exorcista, era o único dentre outros padres que receberam outras ordens menores. Porém, padre José Mário disse que só passou a  fazer exorcismo com a sua nomeação pelo arcebispo dom Heitor de Araújo Sales. Até agora, ele estima em mais de 400 ritos de exorcização.

 E embora a orientação da Igreja Católica é de não abrir espaços para divulgação, inclusive nos meios de comunicação, sobre os rituais de exorcismo, uma faixa pintada em vermelho na frente da Igreja de  Bom Jesus das Dores chama a atenção dos fiéis para o inicio das orações de exorcismo na Ribeira.

Segundo o padre, o Vaticano determina que seja evitado o exorcismo coletivo, mas, para ele, isso é fácil na Europa, onde existem dioceses com 1.500 padres. No caso da Arquidiocese de Natal, onde residem dois milhões de pessoas, só tem 173 padres, afora o fato de ele ser o único padre nomeado para esse fim, daí porque não pode fazer orações individuais de exorcismo, mesmo sendo chamado para ir às casas de fiéis católicos.

José Mário contou, ainda, que a adrenalina "é muito forte" em ritos de exorcismo, a ponto, de uma vez, ter se afastado das orações por recomendação médica por uns três meses: "Quando termina uma oração, parece que levei uma surra" Ele explicou, também, que as orações de exorcismo estão contidas no Catecismo da Igreja Católica: "Todas são orações e salmos que estão na Bíblia".

Para o exorcismo, disse ele, o que a Igreja Católica diz é que a pessoa endemoniada reze, mas também há pessoas que só se conseguem libertar do demônio se orar e fizer jejum. "Nunca vi uma pessoa que frequenta a Igreja e reza em sua própria casa a cada dia, ficar possesso". Segundo ele, "as pessoas possuídas são,  normalmente, aquelas que entraram na Igreja no batizado ou no seu casamento. É gente que não tem prática religiosa, então é como diz o matuto, é uma pessoa de 'corpo aberto".

Não raro, acrescentou o padre, aparece uma pessoa endemoniada que cai no chão, gira e rola como uma serpente. Para os incrédulos, ele relata o caso que conheceu quando era seminarista. Foi o caso de um padre que fez um exorcismo num sítio da região  Seridó, onde tinha uma mulher analfabeta: "Quando o padre chegou, ela começou a falar em Latim, e dizendo - 'você está querendo me expulsar e nem rezou o  Breviário".

Padre José Mário disse que "não tinha como se duvidar" de uma pessoa que não sabia ler, ainda acusar o padre de não ter lido o Breviário, como antigamente era chamado o livro de oração da Igreja, que hoje chama-se "Liturgia das Horas", que na ordenação o padre assume o compromisso e se obriga a rezar nele diariamente. 

Entenda o exorcismo

- O que ? 

O termo exorcismo (em grego: exorkismós, "ato de fazer jurar", em latim: exorcismu) designa o ritual executado por uma pessoa devidamente autorizada para expulsar espíritos malignos (ou demônios) de outra pessoa que acredite estar num estado de possessão demoníaca. Pode também designar o ato de expulsar demônios por intermédio de rezas e esconjuros (imprecações). O termo se tornou proeminente no início do cristianismo, no século II, com o início das expulsões de demônios. No entanto, a prática é bastante antiga e faz parte do sistema de crença de muitas culturas e religiões.

Fonte - Wikipedia
O que diz o manual do Vaticano:

Sinais que caracterizam a possessão demoníaca:

- Falar línguas estranhas

- Exibir força descomunal, desproporcional ao biotipo do indivíduo Referir-se a coisas e lugares que a pessoa jamais viu

- Repudiar Deus, a Virgem Maria, os santos, a cruz e as imagens sacras

O ritual autorizado pela Santa Sé:

- Começa com a aspersão de água benta sobre o possuído, seguida de orações e leitura de textos bíblicos

- O exorcista põe as mãos sobre a pessoa e invoca o Espírito Santo para que o demônio saia do corpo

- A cerimônia é encerrada com a apresentação da cruz, símbolo do poder de Cristo sobre o diabo

- Apenas sacerdotes outorgados pelas autoridades eclesiais podem fazer o ritual, e em recinto fechado.

Histórias no cinema

"Madre Joana dos Anjos"

(Polônia, 1961) - Direção: Jerzy Kawalerowicz

Considerada pioneira entre os filmes de exorcismo é uma  produção polonesa que venceu o prêmio especial do júri no Festival de Cannes de 1961 com a história de um padre que vai investigar a possessão da madre superiora de um convento numa região isolada, no século 17, e descobre que as outras feiras também apresentam sinais de possessão 

"O Exorcista"

(EUA, 1973) - Direção: William Friedkin

O filme não foi o primeiro, mas foi responsável por dar popularidade ao gênero, chocando as plateias com as cenas de exorcismo da jovem Regan (Linda Blair). É considerado um dos filmes mais aterrorizantes de todos os tempos e é o nono filme com maior arrecadação na história (cerca de 878 milhões de dólares, em valores corrigidos). Em 1977 e em 1990, foram lançados as sequências da história. Em 2004, foi lançado "Exorcista - O Início".

"O Exorcismo de Emily Rose"

(EUA, 2005) - Direção: Scott Derrickson

Misto de filme de tribunal e terror, acompanha o julgamento de um padre (Tom Wilkinson) acusado de causar a morte de uma garota depois de uma série de sessões de exorcismo.  

"Filha do Mal"

(EUA, 2011) - Direção: William Brent Bell

Com orçamento de cerca de um milhão de dólares, a produção rendeu 33,7 milhões de dólares apenas em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos. Também em formato de falso documentário, acompanha uma jovem (a brasileira Fernanda Andrade) que vai à Itália tentar descobrir o que aconteceu com sua mãe, internada em um sanatório católico desde que supostamente matou três pessoas durante um exorcismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário