Matrícula do Sisu começa sexta

Os candidatos aprovados em primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do meio do ano, terão a partir da próxima sexta-feira ( 29), até o dia 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições para onde foram selecionados. O prazo, que antes era de apenas dois dias, foi estendido pelo Ministério da Educação, devido a greve de professores e servidores das universidades federais que já dura mais de um mês. Isto porque são os funcionários administrativos os  responsáveis pelo processo de matrícula dos estudantes. 

Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes.  A lista com os aprovados foi divulgada pelo Ministério da Educação, na última segunda-feira, dia 25. 

O processo seletivo Sisu inclui 23.379 vagas em 21 universidades federais e 6.343 vagas em 27 institutos federais, que podem enfrentar problemas na matrícula. Outras 826 vagas estão em oito instituições estaduais participantes.

Mais de 642 mil estudantes se inscreveram para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 30,5 mil vagas em 56 instituições públicas de ensino superior. As vagas são para ingresso ainda este segundo semestre de 2012.

No total, o sistema registrou 1.245.437 inscrições, já que cada aluno pode escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A instituição que recebeu o maior número de inscrições é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 152.196. Na lista das mais procuradas pelos candidatos estão também a Universidade Federal do Ceará (108.574 inscrições), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).

O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu o vestibular tradicional de algumas instituições. Puderam disputar as vagas desta edição os estudantes que fizeram a prova em 2011.

O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho. No dia 6, o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 12 de julho. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção. A lista será divulgada em 17 de julho. A partir daí, a seleção será feita gradativamente.


MPFOscar Costa Filho,  do Ministério Público Federal do Ceará, alega que sistema atual abre brechas para comercialização de vagasOscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará, alega que sistema atual abre brechas para comercialização de vagas
Procurador do MPF quer anular Sisu do meio de ano

O Ministério Público Federal no Ceará impetrou essa semana uma ação civil pública onde pede a anulação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2012. O documento assinado pelo procurador da República Oscar Costa Filho defende que a realização de um novo processo seletivo prejudica candidatos que já estavam inscritos no Sisu, uma vez que permite que alunos já matriculados nas instituições de ensino superior, possam disputar novamente. Tal prática, conforme o texto, "pode estar favorecendo um esquema de comercialização de vagas em universidades".

 A realização do Sisu do meio do ano, com a participação de estudantes contemplados anteriormente com vagas "fere a isonomia entre os candidatos e desconsidera a ordem de classificação consolidada no Sisu realizado no início do ano", enfatiza na ação.

Isto poderia favorecer o esquema de comercialização de vagas alvo de investigação do Ministério Público Federal. A existência desse suposto esquema de compras de vagas motivou a instauração de dois procedimentos administrativos pelo MPF. O órgão quer elucidar a ocupação de 17 vagas no curso de Medicina da Universidade Federal no Ceará (UFC) por estudantes transferidos de outras instituições ou beneficiados por decisões judiciais. Casos semelhantes também foram denunciados na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).


http://tribunadonorte.com.br/noticia/matricula-do-sisu-comeca-sexta/224126

Nenhum comentário:

Postar um comentário