Minha mensagem ao concluir a graduação foi mencionar os dez mandamentos da qualidade

Meu tempo de fera - Everildo Bento - Contador

Em 1983, quando fazia o 1º ano do ensino médio no Instituto Almirante Newton Braga, alistei-me na Marinha, iniciando o serviço militar no ano seguinte, mas ao mesmo tempo continuei cursando o ensino médio, concluindo 1985. Após, fiz três vestibulares para engenharia civil na UFRN, mas não consegui, naquele momento, realizar o sonho de ser universitário. Desestimulado, naquele momento, "deixei para lá", pedi baixa da Marinha e momentaneamente parei de estudar. 
DivulgaçãoEverildo Bento, ContadorEverildo Bento, Contador

Percebi então que estava perdendo tempo se não estivesse estudando. Assim, em 1988 iniciei o curso técnico em contabilidade na Escola Técnica de Comércio Alberto Maranhão, concluindo dois anos após. Em maio de 1991 fiz o registro no Conselho Regional de Contabilidade, momento em que iniciei o exercício na profissão.

Após quase 10 anos do meu ingresso profissional na área contábil, recebi uma carta convite do coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAL, professor Ronaldo Santos da Cruz, para prestar vestibular. Em 25 de março de 2004, tornei-me Bacharel em Ciências Contábeis e, logo em seguida, já na UFRN, conclui a pós-graduação em Auditoria Empresarial em 2006. 

Mas, para tudo isso acontecer, foram várias horas de estudos, participações em eventos científicos durante a graduação, eventos realizados pelas entidades da classe contábil, dezenas de cursos práticos no Senac/RN. 

Olhando para trás, percebo a importância desta dedicação para minha formação, sobretudo porque agora que a profissão contábil vem passando por diversas mudanças, como na contabilidade para empresas privadas com as Normas Internacionais de Contabilidade atualmente conhecida na sigla em inglês IFRS (International Financial Reporting Standard) e o novo padrão de Contabilidade Pública, também conhecido como IPSAS (no português, Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público).  

Especial capítulo em minha história foram os momentos em que me filiei aos Sindicatos dos Contabilistas (Sindcont/RN) e dos empresários da contabilidade (Sescon/RN), pois foi isso que me fez chegar a ser conselheiro ainda quando técnico em contabilidade. 

Após o final da graduação, meu comprometimento e graduação ao CRC/RN revigoraram-se, fazendo com que eu colocasse meu nome à disposição para ser presidente da maior entidade da classe contábil do Estado do Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Contabilidade, sendo eleito em 2010 e reeleito para o biênio 2012/2013.

Hoje com quase 500 mil profissionais no Brasil, a profissão está em bastante ascensão, afirmação representada, por exemplo, pela aprovação em 2010 da Lei 12.249, que passou a exigir a aprovação no Exame de Suficiência para poder exercer a profissão. Com isso, as instituições de ensino superiores passaram a preocupar-se com o ensino de melhor qualidade, qualificando o profissional para um mercado muito exigente. 

Minha mensagem ao concluir a graduação foi mencionar os dez mandamentos da qualidade, sempre procuro realizá-los: pensar positivo, ser educado, ser organizado, ser prevenido, ser atencioso, respeitar a saúde, cumprir o combinado, ter paciência, falar a verdade, amar a família e os amigos.

http://tribunadonorte.com.br/noticia/minha-mensagem-ao-concluir-a-graduacao-foi-mencionar-os-dez-mandamentos-da-qualidade/224121

Nenhum comentário:

Postar um comentário