Projeto de Lei da Dep. Fátima Bezerra (PT/RN) propõe 15 de junho como Dia Nacional dos Blogueiros (as)

Caso Edinaldo Filgueira: blogueiros pedem justiça. Diversas atividades homenagearão o blogueiro potiguar que teve a voz silenciada. Prefeito de Serra do Mel foi indiciado. Fernanda Zauli fernandazauli.rn@dabr.com.br

"Blogueiros e internautas de todo o país marcarão o primeiro ano do assassinato de Edinaldo Filgueira, completado neste dia 15 de junho. A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) apresentará um projeto de lei no Congresso Nacional solicitando que a data seja oficializada como DIA NACIONAL DO BLOGUEIRO. Um twittaço em diferentes cidades do Brasil será importante para disseminar a hastag #EdinaldoFilgueira".

No próximo dia 15 de junho, o assassinato do jornalista e blogueiro Edinaldo Filgueira, que também era presidente do diretório municipal do PT de Serra do Mel, completará um ano. O caso foi investigado pelas Polícias Civil e Federal e concluiu-se que o crime teve motivação política.


 O prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), foi indiciado como autor intelectual do crime e chegou a ser preso em dezembro do ano passado, à véspera do Natal, mas foi solto 10 dias depois. Em homenagem ao jornalista, os blogueiros progressistas pretendem instituir o dia 15 de junho como Dia Nacional do Blogueiro.

O projeto de lei deverá ser encaminhado nos próximos dias ao Congresso Nacional por uma comissão formada por representantes de vários estados do país. No III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que aconteceu recentemente em Salvador, os participantes apresentaram propostas referentes ao caso. Dentre as sugestões aprovadas, está a formação da comissão que pretende entregar um documento à presidenta do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargadora Judite Nunes, cobrando celeridade no julgamento do processo.

"Os três pistoleiros que executaram Edinaldo estão aguardando o julgamento presos, todos parentes do prefeito do município. Mas os demais (cinco envolvidos) estão respondendo em liberdade. O clima de impunidade é muito grande, pois o prefeito Josivan Bibiano ficou em cárcere por apenas 10 dias e hoje segue administrando o município, livre. 


E isso tem despertado em quase toda a população daquela cidade o sentimento de que ele é inocente, já que não está mais preso, ou de que ele faz o que quer, pois detém o poder", disse Tiago Aguiar, blogueiro e diretor do documentário De Ferro e de Flor, produzido em homenagem ao trabalho de Edinaldo Filgueira, destacando a questão dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

"A sensação maior de impunidade está por o Rio Grande do Norte ter um judiciário extremamente duvidoso, com muitos casos decorrupção. Acreditamos que a justiça depende da mobilização de pessoas em todo o Brasil e também no mundo, que se identifiquem e se indignem, que tenham solidariedade. As provas são claras, existem gravações telefônicas que mostram como tudo aconteceu", completou o ativista, que produziu o documentário em parceria com a jornalista Adriana Amorim.Via http://www.vuvuzeladopozzuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário