Veja a lista preliminar de aprovados na 1ª fase do Exame da OAB Mais de 32 mil candidatos seguem para a segunda fase do exame. Prova prático-profissional será realizada no dia 8 de julho.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta quinta-feira (7), o resultado preliminar da primeira fase do VII Exame de Ordem. Faça o download do arquivo em pdf.
Mais de 32 mil dos 111.909 inscritos foram aprovados para a segunda fase do exame, que será realizada no dia 8 de julho, o que representa 28,7% dos candidatos.
O candidato que quiser apresentar recurso contra o seu resultado na prova da primeira fase tem até as 12h deste domingo (10) para fazer no site da FGV Projetos. O resultado final dos aprovados na prova objetiva será divulgado no dia  21 de junho, quando também é publicado o gabarito oficial.
SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DA OAB
O que diz a lei:
O Exame da OAB se baseia no artigo 5º parágrafo XIII da Constituição Federal: "XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"; e no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94): "Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)"
Quem deve participar
Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado
Quantas provas são feitas por ano?
São três edições por ano e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte
Como é a prova?
A prova é dividida em duas fases. A primeira fase é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.
Quanto custa a taxa de inscrição?
O candidato paga R$ 200 para fazer o exame
A prova da primeira fase, chamada de prova objetiva, teve 80 questões de múltipla escolha que, segundo o edital, envolveram as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional e o Estatuto da Advocacia da OAB.
Era preciso acertar o mínimo de 40 questões para passar para a fase seguinte do Exame da OAB. Na segunda fase, o candidato terá de redigir uma peça processual e responder a quatro questões sob a forma de situações-problema.
A aprovação no exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O resultado preiliminar do exame será divulgado no dia 27 de julho. O resultado final, após os recursos, será em 14 de agosto.
Do G1 em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário