Deputados debatem proposta de 10% da receita bruta da União para o SUS


Deputado Padre João (PT-MG) - Foto: Agência Câmara

Deputado Padre João (PT-MG) fala sobre o debate a respeito do financiamento do Sistema Único de Saúde


Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe 10% da receita bruta da União para o Sistema Único de Saúde.
Segundo o deputado Padre João (PT/MG), um dos grandes problemas da saúde é a falta de dinheiro. Mesmo depois da aprovação da lei que regulamenta a emenda 29, que destina recursos públicos para o setor, os parlamentares querem ampliar ainda mais estes recursos e para isso foi criada uma comissão especial para discutir o assunto.
“Este debate trata o financiamento do SUS, mas já traz como uma proposta valores até 10% da receita bruta. É uma proposta que nasce de vários segmentos da sociedade. Um projeto de lei de iniciativa popular, um milhão e 500 assinaturas para ter esse projeto de 10% para o financiamento do SUS”, explicou Padre João.Criado pela Constituição Federal de 1988 o SUS atende mais de 150 milhões de pessoas distribuídas em 5.565 municípios em todo país e para muitos é a única saída em busca da saúde. Por causa disso o Brasil é  o país de maior atendimento gratuito de saúde no mundo e exemplo para muitos outros que buscam modelos semelhantes.
Padre João acredita a melhoria no atendimento não depende só do governo federal e estes debates em audiências públicas no Congresso Nacional podem encontrar novas formas de financiamento para o setor.
“Cabe destacar e é consenso de que temos que buscar novos financiamentos para o SUS. Embora seja um sistema fantástico, uma referência para o mundo inteiro, remunera muito pouco os procedimentos, então nós sabemos que tem que ter muito mais recursos”, declarou o parlamentar ressaltando O SUS com muito pouco faz muito mais que os planos de saúde e por isso que esse debate é muito importante.
(Neide Freitas - Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário