Fátima Bezerra cumpre agenda intensa em Brasília


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) cumpriu uma intensa agenda nesta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília. A petista participou de reuniões, audiências, votações em plenário e discursou na tribuna da Casa Legislativa. 

Na segunda-feira (19), a deputada Fátima fez o primeiro pronunciamento da semana. Discursou sobre fenômeno da estiagem no Nordeste, com destaque para o RN. “O fenômeno da estiagem no Nordeste ainda é capaz de surpreender e revelar o quanto nossa região está despreparada. O RN não está fora dessa realidade. Pelo contrário, nosso Estado é um dos mais castigados por ter 70% de sua área geográfica no semiárido”, disse. 

Na terça-feira (20), Fátima ocupou novamente a Tribuna para registrar a passagem do Dia da Consciência Negra. “É momento de recordar a resistência heroica dos quilombos na imagem simbólica do Quilombo dos Palmares e do líder negro Zumbi, sem esquecer que existem comunidades quilombolas lutando por seus direitos. É momento, sim, de festejar a heroica resistência e as diversas conquistas da população negra brasileira ao longo da história, mas continua sendo momento de lutar, de fazer justiça”.

Fátima esteve também presente na reunião da bancada feminina da Câmara com os movimentos sociais (MMC, MAB, CUT, MST), liderados pela Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB. Representando a AMB-RN, Jolúzia Batista. Discussão: aprovação da PEC 478; combate à violência e mais recursos para as políticas públicas.

Na manhã da quarta-feira (21), Fátima fez o anuncio das três personalidades escolhidas pela Comissão de Educação e Cultura para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2012. O ex-presidente Lula foi um dos agraciados. “É uma homenagem justa. Por tudo que ele fez enquanto presidente na defesa da educação pública do nosso país. O presidente teve a sensibilidade de implementar um programa ousado, que foi a expansão e o fortalecimento da educação profissional brasileira. Por essa e outras razões é mais do que justo e merecido esse reconhecimento da visão de estadista que ele teve enquanto presidente da República”, declarou a deputada.

A CEC da Câmara aprovou na quarta-feira (21) o projeto de lei (PL 2.384/11), da deputada Fátima que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – LDB, para dispor sobre a gestão democrática nas escolas. Proposta reforça o papel participativo dos conselhos escolares, que terão função deliberativa, consultiva, fiscalizadora e pedagógica. Agora, a atividade será considerada como serviço relevante.

Fátima voltou ao plenário da Câmara para comemorar a aprovação da PEC 478/2010, que resgata direitos dos trabalhadores domésticos. Proposta muda relações de trabalho de 7,2 milhões de brasileiras. “E há toda uma simbologia no fato de a Câmara aprovar a PEC exatamente no mês em que se celebra a consciência negra. Por quê? Porque mais de 20% das mulheres que ocupam a função de empregadas domésticas são negras”, disse.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário