Henrique afirma que está em busca do consenso

O deputado estadual Henrique Eduardo Alves (PMDB) está confiante na sua eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Durante o Encontro Estadual do PMDB, que aconteceu na manhã de ontem, no Hotel Imirá, ele afirmou que continua trabalhando para viabilizar a candidatura consensual e   anunciou os partidos que já estão apoiando sua eleição. "Hoje nós já temos o apoio do PMDB, do PT, do PSC, e do PR. Amanhã as reuniões continuam e devemos fechar com o PCdoB, o PPS e o PP", disse. O deputado que lidera a bancada do PMDB na Câmara se reuniria ainda na noite de ontem com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para oficializar o apoio do PSD à sua candidatura. 
 
"Somados esses partidos nós contabilizamos 370 votos. E nós estamos trabalhando para, até depois do feriado, conquistar o apoio do DEM e do PSDB, o que  nos leva a ter, portanto, 430 deputados apoiando a candidatura de Henrique Eduardo Alves à presidência da Câmara".

O deputado declarou ainda que o PMDB trabalha para conquistar o apoio do PTB, que tem como presidente nacional o ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do RN, Benito Gama. "Mas não pensem que eu vou me contentar com isso não. Eu vou lutar até a última hora para conquistar uma candidatura de consenso, para que a Casa tem um presidente de todos os deputados. Eu sei que é muito difícil imaginar uma casa com 513 deputados ter uma candidatura única, mas estou perseguindo isso porque acredito que seria importante para a Casa ter um presidente de todos. Eu prometi na campanha eleitoral que o Rio Grande do Norte terá o presidente da Câmara dos Deputados e nós estamos muito perto de alcançar esse objetivo", disse.

Secretariado

O deputado estadual e presidente do PMDB do RN afirmou que o partido não foi procurado pela governadora Rosalba Ciarlini para discutir a  reforma administrativa prevista para esse ano. Questionado sobre a possibilidade de ampliação dos espaços do PMDB na administração estadual ele se limitou a dizer que o interlocutor do PMDB sobre a reforma administrativa será o ministro Garibaldi Alves Filho.

PMDB aponta desafios dos prefeitos eleitos

Prefeitos e vereadores eleitos, além de líderes do PMDB em todo o Rio Grande do Norte, participaram do encontro estadual do partido na manhã de ontem, no Hotel Imirá. No encontro, o ministro Garibaldi Filho afirmou que os prefeitos eleitos têm um grande desafio pela frente: administrar com a escassez de recursos. "O Fundo de Participação dos Municípios foi reduzido, as receitas de muitos municípios caíram, e o grande desafio é administrar neste novo cenário", disse. 

Durante o evento, prefeitos e vereadores eleitos tiveram a oportunidade de assistir às palestras "Transparência e Controle Social", e "Emendas Parlamentares e Convênios", ministradas por mestres da Fundação Ulysses Guimarães. 

No encerramento do evento o deputado Henrique Eduardo Alves afirmou que o PMDB saiu fortalecido das últimas eleições. "O PMDB elegeu 52 prefeitos no Rio Grande do Norte, mais do que o dobro do segundo colocado que foi o DEM e elegeu 24. Elegemos 334 vereadores em todo o estado, e em Natal, onde há 20 anos não disputávamos a eleição com candidatura própria,  conquistamos  42% dos votos dos eleitores para o PMDB. Nós quebramos um mito, porque sempre se diz que partido se faz com estrutura, com governo, com a máquina. Mas nós provamos aqui no Rio Grande do Norte que não é bem assim, porque nós não somos governo há 10 anos e o mesmo assim tivemos esses resultados nas urnas". O deputado aproveitou ainda para pedir aos eleitos que  mostrem competência e seriedade na administração. "Agora é cuidar, portanto, desse patrimônio", disse.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário