Mineiro visita Santa Cruz para discutir efeitos da seca na região


O deputado Fernando Mineiro (PT) participou ontem (31) de uma reunião em Santa Cruz (região do Trairí) com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - Fetraf, para discutir os efeitos da seca na região, principalmente sobre o abastecimento d’água para consumo humano. 
Confira aqui galeria de imagens da visita

O parlamentar conversou com representantes de agricultores familiares de dez cidades e avaliou que a situação está crítica e que o Governo do Estado precisa planejar o setor. De modo geral, os representas denunciaram a falta de água e a deficiência no abastecimento com os carros pipa.
 
O representante de Passa e Fica relatou que, embora o dinheiro seja liberado para o RN, os projetos para a área não estão sendo executados e que, por causa da seca, os animais estão morrendo no local. Em Lajes Pintada foi abordada a queda na produção e que a cidade possui um referencial em produtos minerais que não está sendo explorado.
 
Mesmo com o uso de poços tubulares em Brejinho, há um descontrole na entrega correta da água. Em Santa Cruz, mesmo na zona urbana os moradores ficam vários dias sem água. Situação semelhante a de Coronel Ezequiel, que a falta de abastecimento chega a durar mais de quinze dias.
 
Em Jaçanã o relato é de que o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater) não funciona, que não há água e a entrega do carro pipa é feita com dificuldade.  No São Bento do Trairí a produção agrícola não tem sido satisfatória e a distribuição de água tem sido insuficiente. Na Serra de São Bento foi observado pelos técnicos presentes que as barragens subterrâneas estão sem controle e que existe uma lentidão na entrega dos recursos para financiamento.
Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário