Na Índia, Lula recebe o Prêmio Indira Gandhi pela paz, desarmamento e desenvolvimento



Ex-presidente dedicou o prêmio ao povo brasileiro, que “soube entender que só com muita paz e democracia, conseguiríamos liderar o país para o patamar que ele alcançou”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (22), na Índia, o prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010. A cerimônia aconteceu no palácio presidencial Rashtrapati Bhavan e contou com a presença do presidente Pranab Mukherjee, do primeiro-ministro Manmohan Singh, e da nora de Indira e presidente do partido Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi.

Lula Foi Escolhido Unanimemente Pelo Júri Do Prêmio, Em 2010, Por Sua “Extraordinária Contribuição Para A Causa Da Eliminação Da Pobreza E Da Promoção Do Crescimento Inclusivo No Brasil, Por Sua Forte Defesa Dos Laços Entre As Nações Em Desenvolvimento E Por Sua Contribuição Singular Para A Causa Da Parceria Brasil-Índia”. Na Cerimônia, Lula Agradeceu O Prêmio Considerando-O Não Um Reconhecimento Pessoal, Mas Ao Povo Brasileiro, Que “Soube Entender Que Só Com Muita Paz E Democracia, Conseguiríamos Liderar O País Para O Patamar Que Ele Alcançou”. Em Seu Discurso, Lula Defendeu A Inclusão Do Brasil E Da Índia No Conselho De Segurança Da Onu, E Uma Ordem Mundial Mais Democrática Como Forma De Alcançar A Paz.
O Primeiro-Ministro Singh Disse Que, Sob A Liderança De Lula, “O Brasil Se Tornou Uma País Mais Forte E Respeitado Internacionalmente”, E Mesmo Fora Da Presidência “Segue Sendo Uma Das Personalidades Mais Respeitadas No Mundo”. “O Presidente Lula Tem Uma Clara Visão Global. Ele É Consciente Da Interdependência Entre Os Países, E De Que A Responsabilidade De Um Líder Não Termina Na Fronteira Do Seu País.” O Primeiro-Ministro, Que Ofereceu Um Almoço Para Lula Após A Cerimônia, Disse Que, Para Ele, Foi Um Privilégio Trabalhar Com Lula Nas Reuniões Internacionais E Que O Considera Um Amigo. “Seu Trabalho Com A América Latina E A África Ainda Tocará Muitas Vidas Nos Próximos Anos”.
O Presidente Mukherjee, Ao Entregar O Prêmio, Declarou Que Lula É Um “Honorável Campeão Do Mundo Em Desenvolvimento”.  E Desejou Saúde E Boa Sorte Em Suas Novas Iniciativas.
Segundo Sonia Gandhi, Lula Defendeu A Agenda Do Crescimento Inclusivo “Talvez Como Nenhum Outro Líder De Seu Tempo”. E Continuou: “Seu Trabalho É Uma Inspiração Não Apenas Para Os Brasileiros, Mas Para Pessoas Ao Redor De Todo O Mundo. Nós Estamos Honrados Com Sua Presença”.
Lula Havia Sido Convidado Para Receber O Prêmio Há Um Ano, No Dia 22 De Novembro De 2011, Mas A Viagem Foi Cancelada Depois Que Descobriu Um Câncer Em Sua Garganta, Menos De Um Mês Antes De Partir Para A Índia. Este Ano, O Governo Indiano Retomou O Convite E Manteve A Mesma Data, 22 De Novembro.
O Prêmio Indira Gandhi Pela Paz, Desarmamento E Desenvolvimento É Concedido Anualmente A Pessoas Ou Organizações, “Em Reconhecimento A Esforços Criativos No Sentido De: Promover A Paz Internacional E O Desarmamento, Igualdade Racial, E Boa Vontade E Harmonia Entre As Nações; Assegurar A Cooperação Econômica E Promover Uma Nova Ordem Econômica Mundial; Acelerar Um Avanço Abrangente Das Nações Em Desenvolvimento; Assegurar Que As Descobertas Da Ciência E Do Conhecimento Moderno Sejam Usadas Para O Bem Maior Da Raça Humana; E Ampliar O Alcance Da Liberdade E Enriquecer O Espírito Humano”. Desde Sua Criação, Em 1986, O Prêmio Já Foi Concedido A 25 Pessoas E Instituições. Entre Os Laureados Estão Mikhail Gorbatchev, Vaclav Havel, A Unicef, Os Médicos Sem Fronteiras, A Fundação Bill & Melinda Gates E Jimmy Carter, Entre Outros.
O Troféu Concedido A Lula É Um Pedaço Quadrado De Hematita Bandada Com Jaspe, Uma Das Variedades Mais Duras De Rochas Encontradas Na Índia E Com Idade Estimada Em Dois Milhões De Anos. Inserido Na Rocha, E Adornado Com Prata, Está Um Retrato De Indira Gandhi, Com Seu Nome Inscrito Em Alfabeto Devanágari. O Troféu É Acomodado Em Uma Caixa De Jacarandá Revestida De Prata.
(Assessoria De Comunicação / Instituto Lula)




Nenhum comentário:

Postar um comentário