Natal brilha mais aos olhos brasileiros

Uma pesquisa recente do Ministério do Turismo mostra que Natal escalou seis posições no ranking dos destinos mais procurados pelos brasileiros e se tornou o sétimo destino mais visitado em 2011. Natal também é o quinto destino turístico mais desejado por quem viaja pelo Brasil. É mais cobiçado que Gramado, no Rio Grande do Sul, São Paulo e Recife, em Pernambuco, por exemplo. O aumento do interesse dos visitantes pela capital traz uma série de desafios, segundo especialistas. Desafios que só aumentam com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que promete elevar em mais de 80% o fluxo de turistas na capital, incluindo os estrangeiros. 
Magnus NascimentoPraia de Jenipabu:  roteiros que incluem dunas estão entre os principais fortes do Rio Grande do Norte, mas para especialistas é preciso apostar em diversificaçãoPraia de Jenipabu: roteiros que incluem dunas estão entre os principais fortes do Rio Grande do Norte, mas para especialistas é preciso apostar em diversificação

Para Carlos Porto, diretor do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a mobilidade é dos principais desafios a serem enfrentados. Segundo ele, faltam acessos e opções de transporte, além de roteiros que ultrapassem a combinação sol e mar. 

"Temos um patrimônio cultural pouco explorado", diz. Jurema Dantas, diretora da Escola de Hospitalidade da Universidade Potiguar e presidente da seccional potiguar do Conselho Nacional das Entidades de Turismo da Confederação Nacional do Turismo, concorda. "A cidade, infelizmente, não oferece nada de novo aos visitantes. Se fizermos uma pesquisa, veremos que os roteiros de hoje são os mesmos de  10 ou 15 anos atrás", afirma. 

Possibilidade
Outro desafio, segundo ela, é preparar a cidade para receber estes visitantes. "A infraestrutura da cidade não se modernizou. Estamos enfrentando um período crítico", diz. Segundo ela, se nada for feito, o turista não vai querer voltar. Carlos Porto diz não ter dúvidas quanto a possibilidade de Natal cair de posição no ranking se nada for feito. "A cidade está jogada", lamenta. Para Jurema, Natal não está preparada para atender nem a demanda atual nem a futura. 

Para a presidente do Cntur no RN, as vantagens trazidas pela Copa podem se transformar em desvantagens, se não forem bem aproveitadas. "Quais as vantagens de ser sede da Copa? A divulgação, sobretudo no exterior, e as obras de mobilidade, que tem como razão a Copa, mas que vão resolver problemas atuais. O problema é que não estamos conseguindo executar as obras de mobilidade". Carlos Porto fala no risco que é recepcionar os turistas sem a infraestrutura necessária. "Eles não voltarão e ainda por cima farão uma propaganda negativa da cidade". 

O problema pode ser mais grave do que se pensa. Outros estados nordestinos, que ainda não entraram para a lista dos mais desejados no país, oferecem roteiros parecidos, e já começaram a se mexer. "A concorrência é grande. João Pessoa, por exemplo, está investindo muito na orla", afirma Carlos. O calçadão de Ponta Negra, que compõe o principal cartão postal da cidade, enquanto isso,  está em ruínas há meses. "O turista vai chegar aqui e vai encontrar tudo do mesmo jeito", afirma Jurema Dantas. 

 Embora a pesquisa mostre Natal entre os principais destinos no país, George Costa, diretor da Lucky Receptivos no RN, relembra que a capital já esteve em situação melhor, quando considerado o fluxo de visitantes estrangeiros.  Decca Bolonha, diretora da Potiguar Turismo, que atende a CVC, afirma que Natal só é a sétima mais visitada graças aos investimentos realizados pelos empresários.

da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário