Petista quer abrir processo para expulsar Cipriano


A decisão de manter a resolução que proíbe a participação de filiados na gestão do prefeito eleito de Natal Carlos Eduardo abriu uma crise interna no Partido dos Trabalhadores de Natal. O diretório municipal, depois de seis horas de reunião no último sábado, manteve a determinação de não aceitar filiados na próxima administração municipal. 
João Maria AlvesPresidente do diretório municipal do PT, Carlos Araújo, defende que o partido fique independente
Presidente do diretório municipal do PT, Carlos Araújo, defende que o partido fique independente

Enquanto isto, o médico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Cipriano Maia, filiado ao PT, confirmou que aceitará o convite para ser secretário municipal de Saúde. Assim, os dirigentes do partido que são contra a participação no secretariado, já cogitam punições contra o médico.

O presidente municipal do PT, Carlos Araújo, considerou lamentável o posicionamento e confirmou que será aberto um processo disciplinar, que deverá culminar com a expulsão de Cipriano. "É lamentável esse posicionamento de Cipriano. Ele estava na reunião (realizada no último sábado) e viu que o partido confirmou a não participação na gestão", destacou Carlos Araújo.

Ele explicou que a abertura do processo ocorrerá nos próximos dias. Segundo Araújo não é necessário Cipriano Maia assumir o cargo para só assim o PT abrir o procedimento que deve culminar com a punição partidária. "Na reunião do diretório ele já avisou que aceitaria o convite do prefeito Carlos Eduardo. Basta um filiado entrar com a denúncia ou o diretório age de ofício", disse o presidente municipal do PT. 

Procedimento

Após o protocolo da abertura do processo disciplinar, o caso começa a tramitar na Comissão de Ética do partido. Para Araújo o que Cipriano Maia está provocando é um grande "constrangimento" à legenda. 

"Ele está levando a um constrangimento. O processo disciplinar levará, necessariamente, à abertura do procedimento de expulsão", ressaltou o dirigente petista em Natal.

O médico Cipriano Maia, que ontem viajou ao Canadá para participar de um seminário sobre o sistema de saúde desse país, analisa que a posição de assumir o cargo de secretário municipal de saúde não entra em choque com a determinação do PT.

"A resolução proíbe o partido de participar do governo, mas não proíbe o filiado", disse o médico, ressaltando que não assume na gestão municipal como uma indicação do PT, mas uma escolha pessoal do prefeito Carlos Eduardo. 

"Tenho uma história na saúde além do partido (PT). Assumirei a gestão comprometido com os princípios que o PT fez nos governos da base de apoio", afirmou.

Ele comentou também que vai recorrer em caso de uma decisão local do partido para puni-lo. "Anunciei ao diretório que vou aceitar o convite para ser secretário de Saúde. Se alguém quiser pedir minha desfiliação, eu vou recorrer", disse.

A deputada federal Fátima Bezerra também é contra a punição de petistas que integrem a administração Carlos Eduardo. Ela argumentou que ao apoiar Carlos Eduardo no segundo turno e diante da situação do município, o partido não deveria se omitir.

Dirigente do PT defende a resolução 

O presidente municipal do PT, Carlos Araújo, disse não considerar contraditória a resolução do partido, que apoiou a candidatura de Carlos Eduardo, mas não deseja participar do Governo dele.

"Não há contradição. No dia 11 de outubro ao anunciarmos o apoio a Carlos Eduardo já avisamos também que não participaríamos da gestão. Contraditório seria ir agora que ele ganhou", disse.

Ele explicou que o PT apresentou para cidade um programa e uma candidatura, que foi a do deputado estadual Fernando Mineiro. "Não foi o projeto que a cidade escolheu. Na campanha dissemos que não queríamos nem o presidente como está e nem o passado como foi, o programa aprovado foi o de Carlos Eduardo que não é o mesmo que representamos", comentou Carlos Araújo.

A reunião do PT, onde manteve a resolução de não participar da gestão de Carlos Eduardo, ocorreu no último sábado e durou quase seis horas. O deputado estadual Fernando Mineiro defendeu a não participação do partido na gestão municipal.

Já a deputada federal Fátima Bezerra pediu que o fim da resolução. "Defendi a aliança com o Governo de Carlos Eduardo por entender que tivemos um resultado surpreendente e extraordinário nas eleições, fomos importantes no segundo turno e Carlos Eduardo fez um convite formal para o PT participar do governo. A situação em que se encontra a cidade política e administrativamente teria como decisão mais acertada o PT participar do Governo. Mas respeito a decisão do diretório", disse a deputada federal.

Ela ressaltou que o PT não se enfraqueceria participando do Governo de Carlos Eduardo. "Pelo contrário. O PT seria fortalecido para as disputas futuras tanto 2014 quanto 2016, o partido é um ator político importante na cidade de Natal", analisou Fátima Bezerra.

Filiado ao PT faz planos para a Secretaria

O futuro secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, disse que terá como prioridade na Prefeitura do Natal reconstruir o Sistema Único de Saúde. Ele disse que recebeu do prefeito eleito Carlos Eduardo o compromisso de total autonomia na pasta. "Vamos montar uma equipe para reconstruir e reorganizar todo o sistema de saúde", comentou.

Ele chamou a atenção que chegará na Secretaria de Saúde em momento de grande mudança, já que as unidades de Assistência Médica Especializada e Unidade de Pronto Atendimento retornarão para administração do Executivo, dispensando as empresas contratadas como organizações sociais. 

Sobre os contratos das cooperativas médicas, Cipriano Maia disse que é preciso uma análise mais apurada. Segundo ele, alguns contratos deverão ser mantidos até a realização do concurso público e o preenchimento de todo quadro. "O concurso público é a maneira mais efetiva, mas sabemos que em algumas modalidades teremos que fazer a contratação, mas tudo adequado a legalidade", completou. 
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário