Roubo de cabos elétricos deixa a ponte às escuras


O roubo de fios e cabos tem causado prejuízos para o natalense. Por causa desse tipo de crime, ruas, avenidas e praças ficam às escuras durante a noite.  O caso mais recente é o da Ponte Newton Navarro de onde roubaram, na última quarta-feira (14) cerca de mil metros do cabo responsável pela distribuição da energia elétrica.
Alex RégisParte da iluminação na Ponte Newton Navarro está comprometida pelos roubos. Consertos só deverão ser concluídos em uma semana
Parte da iluminação na Ponte Newton Navarro está comprometida pelos roubos. Consertos só deverão ser concluídos em uma semana

Desde então a ponte "Forte-Redinha", como é chamada pela população, está às escuras. A escuridão só não é total porque os cabos roubados não atingiram a iluminação cênica. Mas, os motoristas que passam pelo local tem que ficar atentos para evitar acidentes, principalmente com grupos de ciclistas.

Na manhã de ontem  uma equipe de técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)  foi ao  local averiguar os estragos.  De acordo com o levantamento prévio da secretaria, será necessário a planta da ponte para saber como está organizada a parte elétrica da estrutura. "Na segunda-feira vamos procurar o pessoal da Secretaria de Infraestrutura para ter acesso a planta da ponte. Tão logo a gente tome conhecimento do funcionamento da parte elétrica, será dado início a troca dos fios. Acredito que a recuperação seja feita em uma semana", informou o titular da Semsur, Luís Antônio Lopes.

Ainda de acordo com o secretário, essa reposição será custeada com a verba da taxa de iluminação pública e faz parte dos custos da manutenção da ponte. "O valor não é faraônico, nada que não possa ser custeado pelo município. Mas, nos preocupa porque isso vem acontecendo constantemente, não na ponte, mas em vários pontos da cidade. E além de gerar danos aos cofres públicos, há um dano a segurança da população, pois os locais ficam mais iluminados e propícios aos vândalos e assaltantes", explicou Luís Antônio.

Esses problemas de roubo dos  equipamentos da rede elétrica, bombas de água, lâmpadas tem preocupado os órgão públicos. Em 2011, o número de ocorrências de furto ou roubo aos equipamentos da rede elétrica da Cosern chegou a 459. Deste total, 313 foram em Natal. O item mais furtado é o ramal de ligação, um cabo que liga a unidade consumidora à rede elétrica.  Os transformadores de distribuição, que são dispositivos destinado a transformar a energia elétrica de média tensão (13,8 KV) para baixa tensão (220 V), cabos de alta e baixa tensão da rede de distribuição, também interessam aos vândalos. A maioria extrai o cobre dos equipamento para vender no mercado de ferro velho. 

As bombas utilizadas nas lagoas de capitação também são alvo dos ladrões. E eles estão em todas as regiões, desde os bairros da periferia, como Jardim Progresso, até as áreas consideradas mais nobres da cidade, como Mirassol.

"Fazemos um apelo para a Secretaria de Segurança para que seja aberta uma linha de investigação desses roubos. Tem quem roube porque tem quem compre. É preciso descobrir quem são essas pessoas para tentar acabar com essa prática", disse o titular da Semsur.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário