Secretários da Prefeitura de Natal entregam pedido de exoneração


Paulinho Freire afirmou que sua gestão será transparente e de muito trabalho (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Paulinho Freire foi surpreendido pelo pedido de
exoneração coletiva (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Os 24 secretários municipais e os presidentes das autarquias da Prefeitura de Natal, Urbana e Ativa, entregaram um pedido de exoneração coletiva ao prefeito Paulinho Freire. Na primeira reunião com secretariado após assumir a chefia do Executivo Municipal nesta quinta-feira (1º), Paulinho Freire reuniu os assistentes para alinhar informações e traçar metas para os próximos 60 dias.
Entretanto, ele foi surpreendido pelo pedido de saída de todos os secretários da administração municipal. Até o início da tarde desta sexta-feira (2), estavam confirmadas as saídas de Jean Valério, da Secopa, e de Bosco Afonso, da Semurb. Estes dois secretários, em particular, são investigados pelo Ministério Público Estadual junto com a prefeita afastada, Micarla de Sousa, na suposta participação nas fraudes em licitações aplicadas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
G1 tentou contato com o secretário municipal de Comunicação Social, Gerson de Castro, mas ele não atendeu ou retornou as tentativas de contato telefônico.
A reunião
O Prefeito de Natal, Paulinho Freire, empossado nesta quinta-feira (1º), realizou a primeira reunião com todos os secretários municipais. O encontro foi na manhã desta sexta-feira (2), na sede da Procuradoria Geral do Município, na Cidade Alta. Segundo Paulinho Freire, o momento é de conhecer cada área da administração, para tomar as decisões necessárias a partir da próxima segunda-feira (5). Contudo, adiantou que não poderá sanar todas as dívidas.
“Não poderei pagar todos os fornecedores. Não posso fazer mágica. A Prefeitura está em crise. O objetivo é pagar os débitos com os servidores. Infelizmente, não teremos orçamento para quitar tudo. Os fornecedores terão que esperar”, afirmou Paulinho Freire.
Secretariado reunido com o prefeito de Natal, paulinho Freire (Foto: Caroline Holder/G1)
Secretariado reunido com o prefeito de Natal,
Paulinho Freire (Foto: Caroline Holder/G1)
O feriado e o fim de semana serão de descobertas para Paulinho Freire. O prefeito disse que a convocação do secretariado tem o objetivo de conhecer a real situação da capital. “Hoje vou tomar conhecimento de cada área, para tomar as decisões a partir da segunda-feira (5). Preciso saber como estão as finanças, como posso enxugar a máquina”, declarou Freire.
Indagado sobre o salário de 15% dos funcionários municipais que não receberam os vencimentos referentes a outubro, o prefeito se mostrou preocupado. “Vou trabalhar os 60 dias para tentar pagar aos servidores. A minha prioridade é honrar a folha de pagamento. Sei que o bloqueio das contas pela justiça dificulta, mas é a prioridade”, disse.
O prefeito Paulinho Freire conversou com o G1antes da reunião. Confira a entrevista no vídeo ao lado.
Para pagar parte dos débitos, o prefeito prometeu diminuir os gastos públicos. “Vou mexer em várias frentes. Os cortes serão em todas as áreas. Não adianta fixar os cortes nos cargos comissionados, já que somam cerca de R$ 1 milhão, de uma folha de R$ 40 milhões. Vou estudar de onde podemos tirar”, explicou Paulinho.
Apesar de precisar da reunião para traçar os rumos do governo, Paulinho Freire disse que o trabalho já começou. “A ordem de serviço já foi dada para o recapeamento de 54 ruas. A verba é do Ministério das Cidades. Começou por Neópolis. A coleta de lixo também será normalizada. Mas os próximos passos ainda dependem desta reunião”, asseverou.
G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário