TVPT Entrevista: Brasil Sorridente é um dos programas mais exitosos do governo, diz Gilberto Pucca


Momento da entrevista de Gilberto Pucca ao TVPT Entrevista, com André Guimarães (Imagem Cristiano Silva / PT)

O Brasil tem hoje mais de 900 centros especializados em saúde bucal (CEO), em mais de 800 municípios.


Petista desde a época que o movimento estudantil brigava pela redemocratização do Brasil, em 1984, o coordenador de saúde do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, falou sobre sua militância petista, das mudanças nas políticas públicas adotadas no governo Lula e agora com a presidenta Dilma Rousseff.
“Eu tive o privilégio de compor a equipe de governo do presidente Lula logo no início e agora no governo da presidenta Dilma e do ministro Alexandre Padilha e só um governo que tivesse de fato compromisso com o interesse e com as necessidades do povo, com as necessidades das pessoas que de fato precisavam desse tipo de assistência podia fazer o que fez. Justamente por isso que foi uma determinação do presidente Lula. Logo que ele assumiu, ele determinou ao então ministro da Saúde, Humberto Costa, para que o ministério construísse uma política nacional de saúde bucal”, informou.
Para Pucca, o programa tem a mesma importância que os programas de combate à fome, uma vez que além de tratar da saúde das pessoas que mais necessitam, dá dignidade ao cidadão.
Gilberto Pucca informou que a cada quatro brasileiros que completavam 60 anos de idade, em 2002, três chegavam aos 65 anos sem nenhum dente na boca, ou seja, 75% da população brasileira, ao longo da sua vida tinham perdido todos os seus dentes e que isso mudou com a gestão do presidente Lula, entre os programas de saúde ele citou o Brasil Sorridente.
“O Brasil Sorridente é um dos programas mais exitosos do governo federal. Nós temos hoje mais de 22 mil equipes de saúde bucal dentro da estratégia de saúde da família e 90% de municípios, temos hoje, pelo menos uma dessas equipes com um dentista e um auxiliar”, ressaltou Gilberto Pucca.
O presidente Lula inaugurou o primeiro centro em outubro de 2004, em Londrina e hoje o Brasil tem mais de 900 centros especializados (CEO), em mais de 800 municípios. Outro fato importante citado por Gilberto Pucca foi o lançamento do Brasil Sorridente em março de 2004 na cidade de Sobral, no Ceará.
“Nós saímos do zero, hoje nós estamos com mais de 930 desses centros especializados em funcionamento, público e gratuitos. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Temos ainda um compromisso que até o final deste mandato da presidenta Dilma, chegar próximo de zero a necessidade de próteses na população adulta”, explicou o coordenador do programa de saúde bucal do Ministério da Saúde.
Hoje o ministério tem mais de mil laboratórios de prótese em mais de mil municípios.
(André Guimarães e Neide Freitas – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário