Psiquiatra Assume Coordenação de Saúde Mental de Canguaretama

Na última terça-feira, dia 24 de janeiro, na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o médico psiquiatra e sanitarista Epitácio de Andrade Filho aceitou o convite do secretário de saúde Belchior Martins Tavares para assumir a coordenação de saúde mental do município de Canguaretama, no litoral sul do Rio Grande do Norte.
                                                                                                                                         
 Foto: Epitácio Andrade
Secretário de saúde Belchior Martins Tavares

                               O anúncio da indicação do psiquiatra Epitácio Andrade para a coordenação municipal de saúde mental foi feito em reunião com a equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS/Canguaretama e contou com a presença do coordenador da secretaria de saúde João Maria Vicente.

                                                                                                                                Foto: Emanuel Lopes

Equipe do CAPS, João Vicente (ao centro) e Epitácio Andrade (à direita)

                              A reunião teve a participação especial do militante antimanicomial Emanuel Lopes que fez interessante exposição sobre sua vida pessoal e o seu processo de reabilitação psicossocial proporcionado pelos serviços da reforma psiquiátrica, lembrando a experiência do médico Epitácio Andrade quando esteve à frente da coordenação de saúde mental de Caicó, no seridó potiguar, no período 2001 - 2003.


                                                                                                                           Foto: Epitácio Andrade
Sede do CAPS/Canguaretama

                           O novo coordenador de saúde mental de Canguaretama Epitácio Andrade afirmou que espera contar com o apoio integral do Prefeito Wellison Carlos Dantas Ribeiro e prometeu articular um conjunto de atores sociais necessários para se efetivar os caminhos da reforma psiquiátrica no município.

                            Aproveito a oportunidade para dizer que aprendi muito com o Dr. Epitácio Andrade no segundo semestre do ano passado durante o trabalho realizado como atividades sócio-terápica no Hospital Dr. João Machado, em Natal, no Complexo Psiquiátrico Doutor Juliano Moreira, em João Pessoa, capital paraibana, em mais duas cidades da Paraíba e 10 do Rio Grande do Norte.

                            Ocasião em que fizemos uma turnê com um sarau cultural e os livros "A Saga Benevides Carneiro”, da autoria deste autor, que enfoca a verdadeira e interessante história da família Benevides Carneiro, e “A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, da autoria do médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho, quegostaria de parabenizá-lo pela nova empreitada e desejá-lo cada vez mais sucesso. 

Dilma defende parceria estratégica e duradoura entre Brasil e Cuba

Na primeira visita oficial a Cuba, a presidenta defendeu hoje (31) uma parceria “estratégica e duradoura” para acelerar o desenvolvimento cubano.


Em entrevista coletiva após visita ao Memorial de José Martí, na Praça da Revolução, a presidenta citou os investimentos brasileiros no Porto de Mariel e o financiamento da produção por meio do programa Mais Alimentos.
“A grande ajuda que o Brasil vai dar a Cuba é contribuir para que esse processo, que é um processo que eu não considero que leve a grande coisa, leva mais à pobreza e a problemas sério para as populações que sofrem a questão do bloqueio, a questão do embargo, a questão do impedimento do comércio. Eu acredito que o grande compromisso, a grande contribuição que nós podemos dar aqui em Cuba é ajudar a desenvolver todo o processo econômico”, disse a presidenta.

Além da cooperação econômica, a presidenta Dilma falou ainda sobre direitos humanos, tema que, segundo ela, deve ser discutido dentro de uma “perspectiva multilateral”.
“Não é possível fazer da política de direitos humanos só uma arma de combate político-ideológico. O mundo precisa se convencer de que é algo que todos os países do mundo tem de se responsabilizar, inclusive o nosso. Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro. Nós, no Brasil, temos os nossos. Então, eu concordo em falar de direitos humanos dentro de uma perspectiva multilateral. Acho que esse é um compromisso de todos os povos civilizados. Há, necessariamente, muitos aspectos a serem considerados. De fato, é algo que nós temos de melhorar no mundo, de uma maneira geral. Nós não podemos achar que direitos humanos é uma pedra que você joga só de um lado para o outro. Ela serve para nós também.”




Polícia civil recaptura dois fugitivos de Alcaçuz no interior do RN

 (Fábio Cortez/DN/D.A Press)

 com Degepol

Policiais civis da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), comandada pelo delegado Odilon Teodósio, juntamente com a equipe da Diretoria de Policiamento do Interior (Dpcin) realizaram nesta terça-feira, a recaptura de dois foragidos da penitenciária estadual de Alcaçuz.

Um dos recapturados foi Valderi Floriano da Costa, de 24 anos, condenado há 10 anos de prisão por tráfico de drogas. Ele foi pego na casa de parentes, no município de Cerro Corá. Ele já foi encaminhado de volta para Alcaçuz.

O outro fugitivo recapturado pela Polícia Civil é o traficante Josuel Mesquita de Paiva, de 24 anos, mais conhecido pelo apelido de “Topete”.
 
Ele foi pego na cidade de Lagoa Salgada de posse de um revólver calibre 38, e contra ele já existia um mandado de prisão em aberto. Josuel era considerado braço direito do traficante “Mariano”, já falecido e que comandava o tráfico na localidade conhecida como “Toca da Raposa”, em Nova Parnamirim. Josuel era inclusive um dos procurados da Operação Vulpes, realizada pela Polícia Civil no último dia 06 de dezembro.

De acordo com o delegado Odilon Teodósio, é comum que muitos dos fugitivos do presídio de Alcaçuz se escondam em cidades do interior do estado. Ele recomenda aos populares que denunciem em caso de informações sobre o paradeiro desses elementos.
do DN

Acidente grave entre dois carros deixa uma vítima fatal na BR-304

 (Focoelho/Divulgação)
 com informações de Focoelho

Um grave acidente foi registrado por volta das 10h desta terça-feira na BR-304, no sentido Mossoró-Natal. Dois veículos, sendo um Gol de placas NDA-8565 e um Fiat Uno de placas NNY-4335 colidiram e um homem identificado por Gerilson Peixoto Cortês de 40 anos morreu antes de chegar no hospital.

De acordo com informações da polícia, o condutor do veículo Gol teria tentado a ultrapassagem quando se chocou ao Uno e perdeu o controle do veículo caindo em um barranco e capotando várias vezes.

Três pessoas que se encontravam no Gol, foram socorridos em estado grave para o hospital regional Tarcísio Maia em Mossoró, sendo que Gerilson Peixoto não resistiu aos ferimentos e morreu.

Cirurgiões peruanos retiram feto do abdômen de criança de três anos

http://i2.r7.com/menino-fetonabarriga.jpg

Uma equipe de cirurgiões peruanos extraiu nesta segunda-feira (30) um feto gemelar do abdômen de uma criança de três anos de idade, que horas depois da operação, já se encontrava passeando pelos corredores do hospital Las Mercedes, da cidade de Chiclayo.
O pequeno Isbac Pacunda, nascido em uma comunidade nativa da região florestal de Loreto e operado na última segunda-feira, acordou com um bom semblante e na manhã desta terça-feira (31) já caminhava tranquilamente pelo hospital, declarou à Agência Efe o chefe de relações públicas do centro médico, Walter Elera.
O menino foi operado por uma equipe de médicos, dirigida pelo cirurgião pediatra Carlos Astocóndor, para extrair um feto de um irmão gêmeo que não chegou a se desenvolver e ficou enquistado no tecido de seu estômago, como uma espécie de tumor.
Após a cirurgia, Astocóndor explicou que o corpo extraído tinha braços, pernas e coluna vertebral, mas sem órgãos internos, se encontrava encapsulado na barriga da criança.
O feto retirado media aproximadamente 25 centímetros e pesava 1,2 quilos.
"Graças ao encapsulamento do feto, este não comprometeu nenhum órgão vital da criança, que só tinha um laço com um rim. Aliás, por conta deste fato, cirurgia acabou se prolongando um pouco mais", afirmou Elera, que especificou que a intervenção durou aproximadamente quatro horas de duração.
Segundo o chefe de relações públicas do centro médico, a criança deverá permanecer pelo menos mais 10 dias no hospital, tempo em que os médicos estarão acompanhando sua recuperação e os possíveis problemas que possam aparecer após a cirurgia.
A presença do feto gemelar, que se apresenta em uma proporção de um para cada 500 mil nascidos vivos, foi confirmada há umas semanas pelos médicos do hospital de Chiclayo. Isbac é o terceiro dos quatros filhos e está em Chiclayo com seu pai, Leónidas Pacunda, que necessitará de ajuda econômica para pagar sua estadia nessa cidade e os remédios da criança, que não estão custeados pelo seguro social, comentou Elera.
"O pós-operatório é muito delicado e necessita de constantes medicações para evitar as infecções", indicou o porta-voz, que assinalou que as empregados, os médicos e os moradores locais colaboraram para ajudar a pagar as despesas adicionais deste caso.

Polícia investiga se goleiro Bruno contratou Nem para matar juíza

A Polícia Civil de Belo Horizonte (MG) investiga a denúncia feita por um presidiário de que o goleiro Bruno Fernandes de Souza, o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, teriam contratado o traficante Francisco Bonfim Lopes, conhecido como "Nem da Rocinha", para assassinar a juíza, o delegado, um parlamentar e um advogado envolvidos na investigação sobre o desaparecimento da modelo Eliza Samudio.

Veja a cobertura completa do caso
Leia mais notícias no R7

Nem está em um presídio de Campo Grande (MS). A polícia de Minas Gerais encaminhou um pedido para que o suspeito seja ouvido no Estado em que está preso.

O presidiário responsável pela denúncia dividiu uma cela com Bola no presídio de Nelson Hungria, em Contagem (MG). Segundo ele, Nem seria responsável pelas ameaças de morte.

Advogado diz que Macarrão pode ter matado Eliza por amor 

Macarrão, Bola e goleiro Bruno já prestaram depoimento e negaram que tivessem armado um plano para assassinar os envolvidos nas investigações. O deputado Durval Ângelo (PT) foi ouvido na última segunda-feira (30) e negou que tenha sofrido ameaças e que ficou sabendo pela imprensa das denúncias.
Além de Nem, ainda serão ouvidos a juíza do Tribunal do Júri da comarca de Contagem, Marixa Fabiane Rodrigues, o delegado Édson Moreira, chefe do Departamento de Homicídios, e o advogado José Arteiro Cavalcante, defensor da família Samudio.


Caso Eliza Samudio

Eliza Samudio está desaparecida desde o dia 4 de junho de 2010, quando fez um último contato telefônico com uma amiga. Segundo a polícia, ela foi morta e teve seu corpo esquartejado. No entanto, os restos mortais da ex-modelo não foram localizados.

Embora o corpo de Eliza não tenha sido localizado, a investigação policial aponta que o goleiro e outras oito pessoas participaram do assassinato da jovem. O motivo seria a insatisfação do atleta com o pedido de pensão para o filho que teve com a jovem.

Cantor brega Falcão analisa o perfil e a música de Luan Santana

O cantor Falcão continua a analisar os clipes de astros da música brasileira. Nesta semana, na redação do R7, o cantor e compositor assistiu aos vídeos de Luan Santana e falou sobre o estilo do sertanejo.
- Luan é a matriz do Gusttavo Lima e, por sua vez, já é filial de Zezé Di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó.
Para Falcão, Luan colocou o sertanejo dentro do verdadeiro "show business".
- O show dele é quase um show do Kiss. 
Falcão ainda comparou o cantor jovem ao cantor goiano Ângelo Maximo, do sucesso Domingo Feliz.
- A diferença é que ele tem o olho trocado para o lado e o Luan tem virado para o outro.
Abaixo, confira o vídeo do cantor brega comentando o perfil e a música de Luan Santana.




Vereador Eraldo foi convidado pelo prefeito Jaime Calado para acompanha-lo Brasília...

Prefeito Jaime e Eraldo vereador 

Hoje o prefeito Jaime Calado Está em Brasília, Jaime convidou o vereador Eraldo Paiva para acompanha-lo, pelo grande prestígio que o vereador tem a nível do PT nacional.

O convite foi pensando também em songa, em busca de mais recursos além da assinatura da carta de intenções entre o Município, o Estado e o consórcio Inframérica para construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. 

No Palácio Potengi, sede do Governo Estadual. Eraldo que está em um seminário Fortaleza não encontrou vou para acompanhar o prefeito Jaime Calado.  Mas valeu o convite prefeito.
Por Marcos Imperial.

Natal/RN: Viaduto do Baldo já cedeu 10 centímetros e corre risco de desabamento

O caso mais crítico de falta de inspeção predial em Natal parece ser o Viaduto do Baldo, entre a Cidade Alta e o Alecrim, região central da capital. Por dia, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estima que trafegam no trecho aproximadamente 5 mil veículos. Mesmo sendo um fluxo relativamente pequeno (comparado à ponte de Igapó, por exemplo, onde circulam 50 mil carros), é preciso atenção. Construído no estilo caixão há 34 anos, o velho viaduto foi erguido em concreto protendido, onde cabos de proteção substituem armaduras de ferro. Por causa da ação do tempo e da falta de manutenção, o Viaduto do Baldo já cedeu dez centímetros, conforme constata o último laudo técnico feito no local, em 2009. Pior: sem manutenção, 98% de estruturas antigas como essas seriam reprovadas em uma vistoria predial, avalia especialista na área.

De acordo com o engenheiro civil que realizou o laudo, a pedido da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura(Semopi), o problema ocorre por causa das infiltrações. "Esse viaduto é um buraco oco por dentro, onde só há cabos. A armação tem corrosão, os cabos estão expostos. Estruturas assim não podem ter fissuras. Ao longo da laje percebemos a estrutura deformada. Há barrigas, desnível. Essa parte da estrutura já cedeu cerca de 10 centímetros. Como não há drenagem para fora, a água entra, se aloja, causando corrosão das estruturas. Isso faz peso no viaduto", constata Fábio Sérgio da Costa Pereira, engenheiro civil especializado em avaliações e perícias de engenharia. Quando a equipe do engenheiro fez um buraco para averiguar a situação, em 2009, água acumulada ao longo de anos jorrou no chão. "Pode acontecer um colapso da estrutura".

Embaixo do viaduto, ferros estão expostos, manchas pretas decorrentes de água de chuva se formam nas juntas de dilatação, há diferença entre os pilares e as paredes de apoio à estrutura. Algumas juntas de dilatação estão abertas. Entre elas, caberiam dois ou três dedos de um adulto. Alguns elastômeros, espécie de placas (ou calções entre a laje e o pilar), foram esmagados com esse excesso de peso por cima do viaduto. "Há muita água acumulada. Plantas nasceram ao longo de toda a estrutura e só existem plantas onde há água. Passando de carro, por cima, a gente percebe um desnível. O carro dá um pulo", relata o engenheiro.

Falta legislação que obrigue realização de inspeções
 
A solução para problemas em grandes estruturas como o Viaduto do Baldo e outras obras antigas, como a Ponte de Igapó (inaugurada em 1970), prédios históricos como o do INSS na Ribeira e edifícios antigos no centro da cidade, seria a realização de inspeções prediais periódicas. Não existe, no Rio Grande do Norte, uma legislação que oriente órgãos públicos a realizar a inspeção predial em seus prédios ou em prédios particulares. A Câmara Municipal de Natal deve votar um projeto de lei em março tentando regulamentar a inspeção predial na capital. "Atualmente essa fiscalização está entregue às construtoras. Se uma construtora tiver má-fé, faz o que quer porque não tem quem fiscalize. Muitas, inclusive, terceirizam e deixam de arcar com a responsabilidade", explica o engenheiro Fábio Pereira.

Uma lei que regulasse a manutenção periódica de cinco anos, para prédios novos, e anual para prédios antigos, seguiria as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasileiro de Avaliações ePerícias (Ibeape), que orientam como devem ser feitas as inspeções prediais, desde a documentação até as vistorias na estrutura. O problema é que deve haver uma legislação específica para tornar a aplicação dessas normas uma obrigação. Hoje, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade de uma obra, normalmente um engenheiro. O Corpo de Bombeiros vistoria apenas itens de segurança. Falta algum órgão que faça a manutenção da estrutura dos prédios, avaliando, por exemplo, riscos de desabamentos.

O Diário de Natal tentou entrar em contato com o titular da Semopi, Sérgio Pinheiro, cuja secretaria é responsável por estruturas urbanas como o Viaduto na região do Baldo. Ele não atendeu às ligações da reportagem.

Na Ribeira, galpões são remodelados sem reforço

A iminência de Natal repetir tragédias como a vista nos desabamentos do Rio de Janeiro é real. Falta fiscalização para realizar vistorias periódicas em prédios e estruturas com mais de 15 anos de construção. Sem as inspeções, estruturas antigas como os prédios da Ribeira, a quarentona ponte de Igapó e o antigo viaduto do Baldo, na região central, correm riscos de desabar. "Numa vistoria de inspeção predial, acredito que 98% seriam reprovados de acordo com as normas do Ibeape, seja por falta de documentos da obra ou de problemas críticos estruturais mesmo", alerta o engenheiro civil Fábio Sérgio Pereira, especializado em avaliações e perícias de engenharia.

No bairro da Ribeira, um dos problemas reside no fato de que muitos proprietários fazem modificações na estrutura dos prédios e reformas, sem fazer avaliação nos projetos nem contar com o impacto acústico. Alguns galpões, por exemplo, se tornaram bares, boates e restaurantes. "As pessoas retiram vigas e paredes sem conhecer a planta do prédio. Querem salões grandes, dar mais espaço de circulação, e fazem a retirada desses pilares. É preciso um estudo para ver onde cabe ou não retirar paredes, ou caso sejam retiradas, haja um reforço. O problema não é a retirada, mas como será feito o reforço para evitar problemas".

Na Ribeira, os prédios também estão com estrutura comprometida, especialmente os imóveis da Rua Chile, uma das mais antigas da cidade, e as marquises da Rua Dr. Barata. "Não se fazem serviços de manutenção. Muitas marquises estão com corrosão e ferro exposto. Está prestes a haver um desabamento. O ideal seria um reforço e impermeabilização nessas marquises", relata o engenheiro Fábio Pereira. Outra preocupação é a estrutura de segurança para evitar incêndios, provocados comumente por causa de curto-circuitos. "Isso também está ligado à falta de manutenção por parte dos prédios, e também dos condomínios que existem aqui em Natal. Os síndicos é quem devem providenciar a vistoria anual dos Bombeiros". 
 
Extraído do DN Online

Concursados da PM reivindicam convocação para curso de formação

Um grupo de concursados da Polícia Militar fez um ato público, no Largo Dom Bosco, em frente a antiga estação rodoviária da Ribeira, reivindicando da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) a convocação dos 824 que já fizeram os testes de aptidão física e aguardam apenas os exames de saúde e a realização do curso de formação profissional na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Júnior SantosAlguns concursados da PM realizaram um ato público na RibeiraAlguns concursados da PM realizaram um ato público na Ribeira

Coordenador de uma comissão criada por eles mesmos para acompanhar o processo e pressionar o governo estadual a uma tomada de decisão, Rivailton Santana disse que os concursados da PM também estão aproveitando, o momento de crise porque passa a área de segurança pública, a fim de mostrar que uma das alternativas para melhorar o serviço "é a contratação desse pessoal".

Rivailton Santana afirmou que a despeito do governo falar das limitações financeiras para a contratação de servidores públicos, a convocação dos concursados, de alguma forma, "traz economia para o Estado, porque não será mais necessária a realização de outro concurso público" para contratação de novos policiais  militares.

Segundo Santana, dos 45 mil candidatos que realizaram o concurso  em 2006, o governo garantiu a abertura de 3.374 vagas nos quadros da PM-RN. Num primeiro momento houve a convocação e nomeação de mil praças, depois outras mil e por fim, mais 1.374 vagas. "Os 824 candidatos que estão aguardando a convocação estão dentro dessas últimas vagas que foram abertas".
Santana explica que outra manifestação está sendo organizada para a tarde da quarta-feira, dia 15 de fevereiro, quando a governadora Rosalba Ciarlini fará a leitura da mensagem anual na Assembléia Legislativa: "Vamos fazer uma concentração na Ladeira do Baldo e de lá seguir pela avenida Rio Branco até a Assembléia Legislativa para tentar sensibilizar os deputados e o governo".
Júnior SantosEles distribuiram panfleto às pessoas que passavam pela RibeiraEles distribuiram panfleto às pessoas que passavam pela Ribeira

Entre os concursados que participaram do ato público, na Ribeira, estava o ex-comerciário Gerson Fonseca, que hoje se encontra desempregado. "Alguns candidatos pediram para sair, outros, como eu, foram despedidos", disse ele.

Cesário Almeida disse que trabalhava no Samu Metropolitano quando passou no concurso público da PM. "Saímos eu e mais dois, quando tentamos voltar ao emprego antigo, disseram que a gente não tinha mais perfil para socorrista", disse ele, que ganhava, na época, um salário de R$ 820,00  no Samu: "Era pouco, mas recebia".Um grupo de concursados da Polícia Militar fez um ato público, no Largo Dom Bosco, em frente a antiga estação rodoviária da Ribeira, reivindicando da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) a convocação dos 824 que já fizeram os testes de aptidão física e aguardam apenas os exames de saúde e a realização do curso de formação profissional na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Júnior SantosAlguns concursados da PM realizaram um ato público na RibeiraAlguns concursados da PM realizaram um ato público na Ribeira

Coordenador de uma comissão criada por eles mesmos para acompanhar o processo e pressionar o governo estadual a uma tomada de decisão, Rivailton Santana disse que os concursados da PM também estão aproveitando, o momento de crise porque passa a área de segurança pública, a fim de mostrar que uma das alternativas para melhorar o serviço "é a contratação desse pessoal".

Rivailton Santana afirmou que a despeito do governo falar das limitações financeiras para a contratação de servidores públicos, a convocação dos concursados, de alguma forma, "traz economia para o Estado, porque não será mais necessária a realização de outro concurso público" para contratação de novos policiais  militares.

Segundo Santana, dos 45 mil candidatos que realizaram o concurso  em 2006, o governo garantiu a abertura de 3.374 vagas nos quadros da PM-RN. Num primeiro momento houve a convocação e nomeação de mil praças, depois outras mil e por fim, mais 1.374 vagas. "Os 824 candidatos que estão aguardando a convocação estão dentro dessas últimas vagas que foram abertas".
Santana explica que outra manifestação está sendo organizada para a tarde da quarta-feira, dia 15 de fevereiro, quando a governadora Rosalba Ciarlini fará a leitura da mensagem anual na Assembléia Legislativa: "Vamos fazer uma concentração na Ladeira do Baldo e de lá seguir pela avenida Rio Branco até a Assembléia Legislativa para tentar sensibilizar os deputados e o governo".
Júnior SantosEles distribuiram panfleto às pessoas que passavam pela RibeiraEles distribuiram panfleto às pessoas que passavam pela Ribeira

Entre os concursados que participaram do ato público, na Ribeira, estava o ex-comerciário Gerson Fonseca, que hoje se encontra desempregado. "Alguns candidatos pediram para sair, outros, como eu, foram despedidos", disse ele.

Cesário Almeida disse que trabalhava no Samu Metropolitano quando passou no concurso público da PM. "Saímos eu e mais dois, quando tentamos voltar ao emprego antigo, disseram que a gente não tinha mais perfil para socorrista", disse ele, que ganhava, na época, um salário de R$ 820,00  no Samu: "Era pouco, mas recebia".
do TN