Agnelo Alves: “Se Garibaldi Filho rompeu com Rosalba, é porque está combinado com Henrique”

Agnelo Alves afirma que Garibaldi Filho fez bem em romper com o Governo. Foto: Divulgação
O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) disse que se o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), rompeu com o governo Rosalba Ciarlini (DEM), é porque está “combinado” com o deputado federal Henrique Eduardo Alves: “Ninguém espere uma posição diferente de Garibaldi e Henrique. Se Garibaldi já saiu para o rompimento, é porque está combinado com Henrique”, afirmou ele hoje.
Sobre a entrega dos cargos, Agnelo diz que Garibaldi acertou. “Por ele, os cargos já estariam na mão de Rosalba há muito tempo”, afirma, classificando o governo Rosalba como “arquejante”. Para o deputado, “Rosalba não tem opinião pública, não tem ninguém que defenda, nem o DEM está satisfeito com ela, que eu saiba”, disse o parlamentar.
Agnelo disse que se o governo Rosalba já está fragilizado, com o rompimento do PMDB ficará muito mais. “O governo está muito parecido com o nada. Fragilizado política e administrativamente. Não tem projeto nem tem plano. É um governo diferente, inusitado. Desconheço um que se pareça”.
Agnelo disse que o rompimento de Rosalba com o vice-governador, Robinson Faria, foi o primeiro erro político da democrata. “A partir daí ela não cometeu nenhum acerto, só desacertos”.
SUCESSÃO
A avaliar o quadro sucessório, Agnelo disse que a ex-governadora Wilma de Faria, presidente do PSB, sempre teve uma posição eleitoral respeitável. Já o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, dirigente do PDT, até hoje tem dito e repetido que seu compromisso é fazer uma boa administração e recuperar a cidade para os natalenses. “O que ele, aliás, está fazendo hoje”, diz o pai.
Sobre Robinson, que é pré-candidato do PSD a governador, Agnelo disse que o vice está analisando os “contingentes ponderáveis da opinião pública”. E afirmou: “Ninguém pode ter um projeto pessoal. Cada um tem que ter um projeto em consonância com os anseios da opinião pública. Robinson, quanto qualquer um que se mostre suscetível de ser candidato, certamente está analisando os contingentes ponderáveis da opinião pública”.
Quanto à candidatura do senador José Agripino Maia a governador, Agnelo disse ser altamente válida, como afirmação do DEM. No entanto, analisa que essa postulação precisa ser muito bem conduzida para chegar a ser bem entendida pela opinião publica. Ainda sobre o PMDB, Agnelo disse que o partido tem excelentes quadros. “Não vou opinar porque a maioria são meus amigos, meus sobrinhos, meus primos, mas o PMDB é um partido grande”, frisou. “O PMDB, rompendo, retomará a sua posição mais condizente para a opinião pública”, disse.

João Maia diz que PMDB rompe em “hora ruim” para o Estado
O presidente do diretório estadual do Partido da República no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, afirmou hoje que o PMDB romperá com o governo Rosalba Ciarlini (DEM) “numa hora ruim”, já que há várias obras e projetos em desenvolvimento no Estado a cargo do governo estadual. O PMDB tem reunião nesta sexta-feira para deliberar sobre a aliança com a governadora Rosalba Ciarlini.
Na última segunda-feira, o ministro da Previdência, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB), entregou os cargos que tinha no governo Rosalba. Foram entregues as pastas de Assistência Social, Fundac, CEHAB e Potigás. Com isso, o ministro se desfez da aliança com a governadora que ajudou a eleger em 2010, numa aliança com o senador José Agripino Maia, presidente nacional e estadual do DEM.
Além dos cargos entregues por Garibaldi, o PMDB chancela ainda pelo menos quatro outras indicações na gestão administrativa do Estado, a partido de sua participação no Conselho Político, formado pelos aliados do governo estadual, entre eles, os líderes do DEM, do PMDB, do PR e do PMN. Esses cargos são a Agricultura, a Emater, a Saúde e os Recursos Hídricos. Não se sabe, ainda, se o rompimento do PMDB, a ser deliberado oficialmente amanhã, durante reunião da executiva estadual do partido, afetará a composição desses cargos ocupados com as novas nomeações no início deste ano, com vários projetos encaminhados.
Por conta desses projetos, o deputado João Maia considerou uma “hora ruim” o rompimento do PMDB. “Acho uma hora ruim porque a gente está começando a realizar as coisas do RN. Gancho de Igapó, Maria Lacerda, Barragem de Oiticica, isolar o governo em minha opinião é muito ruim. Mas temos que respeitar”, afirmou o deputado.
CARGOS
Com a saída do PMDB da administração Rosalba Ciarlini, o fisiologismo foi acionado entre os aliados remanescentes da gestão Rosalba Ciarlini. Ao Jornal de Hoje, o deputado federal João Maia não confirmou se irá seguir o PMDB no rompimento do partido com a gestão estadual. Na imprensa, entretanto, ele confirmou para o próximo dia 14 a decisão do partido sobre o rompimento.
Mesmo contra a vontade de João, porém, o PR começou a ocupar os espaços deixados pelo PMDB na gestão do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini nomeou para o lugar de Luis Eduardo Carneiro Costa na Assistência Social a ex-prefeita de Messias Targino, que é presidente do “PR Mulher”.
João Maia deixou claro, em entrevista à imprensa, que a nomeação de Shirley não conta com o aval do PR. O partido já ocupa o Turismo estadual, bem como a EMPROTURN, braço da pasta ligado à divulgação do setor.
O deputado João Maia tem dito que o PR tem uma aliança preferencial com o PMDB, o que leva a crer que o partido deverá romper com Rosalba para acompanhar o PMDB.
Do JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário