Defesa Civil inicia vistorias nas igrejas interditadas devido às chuvas na capital

Em Natal, parte da Igreja de São Bartolomeu desabou devido às chuvas
NATAL - A Defesa Civil de Natal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes), iniciou, na segunda-feira, 29, uma série de vistorias nas igrejas interditadas devido aos problemas causados pelas fortes chuvas que caíram na capital durante as últimas semanas.
De acordo com o diretor-geral do órgão, Jeoás Santos, a ideia é verificar os avanços em cada caso e se há a possibilidade de desinterdição nas igrejas que atenderam às recomendações feitas pelos técnicos da Defesa Civil. Durante o mês de julho, os técnicos do órgão interditaram nove igrejas na Zona Norte da capital. 
"A Defesa Civil iniciou a série de interdições, após o desabamento da Capela de São Bartolomeu. Foi constatado que as estruturas das igrejas estavam seriamente comprometidas e a necessidade de reparos era evidente. Foi verificado, também, que a maioria delas não atendia a requisitos fundamentais para o funcionamento", contou Jeoás.
Na tarde de terça-feira, 30, os técnicos da Defesa Civil já haviam visitado todas as igrejas interditadas. A primeira desinterdição foi feita na Paróquia Santo Antônio de Pádua, igreja matriz, localizada no bairro Parque dos Coqueiros. 
"Após a análise da estrutura, os técnicos permitiram a desinterdição do prédio com algumas ressalvas. Foi solicitada a instalação de um plano contra incêndio no local e a realização de alguns pequenos reparos em uma parte que não oferece risco à estrutura do prédio", afirmou Jeoás Santos.

Técnicos liberam cinco sedes de igrejas
As capelas São Paulo, Nossa Senhora do Rosário, João Batista, São Francisco e Imaculada Conceição tiveram seus prédios liberados sob as mesmas ressalvas feitas à igreja matriz. 
Em um primeiro momento, a Capela Santa Clara foi reprovada pelos técnicos, após terem sido verificados problemas na estrutura de uma de suas paredes. A interdição foi mantida por conta de a estrutura danificada de uma das paredes ainda oferecer risco de desabamento. 
"Os responsáveis pela capela se comprometeram a fazer os reparos até o final da semana, tendo em vista um evento agendado para sábado no local", ressaltou Jeoás. 
Todavia, na manhã do dia 31, o prédio da capela já tinha sido liberado pelos engenheiros da Semdes. O prazo dado pelo órgão para a realização dos reparos solicitados aos prédios vistoriados é de noventa dias, após este período serão feitas novas visitas aos locais.
A série de vistorias da Defesa Civil nas igrejas da capital é coordenada pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (Semdes) e a previsão é de que os trabalhos devam ser concluídos em até noventa dias.
O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário