Gramado será liberado em 90 dias

O palco principal para realização da Copa do Mundo de 2014, em Natal, começou a receber o acabamento. Ontem foi iniciado o processo de plantio da grama no campo de futebol da Arena das Dunas, serviço previsto para ser encerrado hoje e que num prazo de 90 dias estará pronto para uso. A informação é do engenheiro agrônomo da World Sports, Fábio Câmara, representante da empresa responsável pelo projeto em Natal. 

A empresa especializada no serviço de plantio, realizou o plantio dos gramados da Arena Grêmio, do Beira-Rio, estádio Pacaembu, Vila Belmiro, Itaquerão e já se prepara para desenvolver o mesmo serviço na Arena Cuiabá e também na Arena Palmeiras.

O processo escolhido e apontado como o mais apropriado para as novas arenas é o plantio através de mudas. O serviço é realizado por uma espécie de trator, fabricado no exterior, que além de abrir os sulcos no terreno enterram as mudas de grama, o que oferece maior agilidade ao serviço, que numa área como um campo de futebol é realizado em torno de 48 horas. 

“Essa máquina que estamos usando tem capacidade para realizar o plantio de 10 mil metros quadrados de grama por dia. Ela é apropriada para gramar campos de golfe, cobrindo uma área média de 400 mil metros quadrados”, afirmou Fábio Camara.

O tipo de grama determinado pela Fifa para ser utilizado na Arena das Dunas foi a Bermuda Tifway, apropriado para locais de clima quente. “Essa espécie de grama resiste bem ao calor, a água e possui muita capacidade de regeneração. Isso quer dizer que após a realização de uma partida, com os cuidados normais, o gramado irá se recuperar com mais rapidez”, ressaltou o engenheiro agrônomo, destacando que se forem observados os cuidados normais, um gramado pode durar por mais de 100 anos.

A extensão total da área gramada será de 115 metros de comprimento por 78 metros de largura. As dimensões oficiais do campo exigida pela Fifa são de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Até a próxima semana, o gramado terá de ser apenas irrigado, mas a partir de então irão ser necessários a aplicação de adubação e de fertilizantes. Com 20 dias de plantado é a previsão para realização do primeiro corte.

O modelo de plantio escolhido, segundo Fábio, é o mais apropriado por deixar a grama mais fixa ao solo e há dez anos vem sendo implementado no Brasil. “Aquele sistema de placas de grama é utilizados em arenas que estão com o atraso no cronograma. Não é o mais apropriado para o caso da Arena das Dunas que teve o terreno especialmente preparado para receber as mudas. As placas geralmente trazem uma camada de argila que mistura e pode prejudicar o solo”, explicou o representante da empresa World Sports.

OAS não pretende antecipar o fim das obras

O estádio Arena das Dunas atingiu, no final de julho,  o patamar de 83,81% do total do projeto. Embora atualmente esse processo de construção já tenha superado a casa dos 85%, o diretor presidente do consórcio responsável pela obra, Charles Maia, não admite antecipar a entrega da nova praça esportiva.

Com vários serviços em andamento e em fase de acabamento, a cobertura sendo instalada e que deve estar completa num prazo de 45 dias, mais o prazo para entrega do campo de jogo estando previsto para o dia 15 de novembro, Charles disse que pretende ser fiel a data do cronograma da Fifa, quando pretende entregar o estádio com tudo funcionando de forma perfeita.

“Vamos realizar testes exaustivos de todos os nossos equipamentos. Não queremos falhas quando a Arena das Dunas for aberta ao público e, por isso, não posso arriscar qualquer tipo de antecipação”, afirmou Charles Maia.
A ideia é realizar a inauguração da nova arena com um clássico ABC x América. 
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário