O conhecimento do passado e o respeito do presente à nossa memória ajuda a construir o futuro, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidentadesta segunda-feira (26), falou da importância da recuperação de 425 imóveis e espaços históricos, que receberão R$ 1,6 bilhão em investimentos. Segundo Dilma, 119 obras já têm projetos prontos, que podem ser licitados imediatamente. Ela lembrou da importância desses locais para a história do país, e também para a economia, com a geração de empregos por meio do turismo, por exemplo.
“A recuperação e a preservação desses monumentos, desses edifícios, das igrejas, museus, praças são para que as pessoas possam utilizá-los, possam usufruir deles. (…) O melhor jeito de se preservar uma coisa é usando essa coisa, é usufruindo dela, tornando-a útil e admirável, restaurando sua beleza. (…) Muitas vezes, a restauração de um bem histórico recupera uma área degradada, atrai pessoas, restaurantes, movimenta o turismo, cria empregos”, afirma Dilma.
Segundo a presidenta, a escolha dos prédios históricos em 44 cidades foi feita em parceria com estados e municípios, levando em conta o estado de conservação do patrimônio e das cidades onde o investimento tinha maior urgência e parte das obras será feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ela ainda reforçou que todo esse investimento terá as mesmas condições oferecidas às outras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com os recursos não podendo ser contigenciados e processo licitatório tendo regras especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário