Precisamos dar aos nossos jovens e adultos oportunidades de trabalho qualificado, afirma Dilma


A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (22), simbolicamente, o milionésimo contrato firmado entre estudantes e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde 2010. Durante a cerimônia, em São Paulo, a presidenta disse que o Brasil deu passos definitivos para aumentar as oportunidades na área de educação, com iniciativas como o Fies, que oferece cobertura de até 100% do valor da mensalidade de universidades particulares e pode ser pago após o aluno concluir o ensino superior.
“Hoje, nós demos passos significativos, ao aumentar a soma de oportunidades, tanto na escola pública quanto na escolas privadas para o acesso à educação. Aí, o Prouni e o Fies completam todo o esforço que nós fizemos para ampliar as universidades, interiorizá-las, levá-las às diferentes regiões do nosso país”, disse Dilma.
Ainda segundo a presidenta, o acesso ao ensino superior garante oportunidades para o cidadão e estimula o desenvolvimento do país.
“Aquela frustração de muitas pessoas que era cursar uma universidade, essa frustração está sendo superada. As pessoas estão conseguindo, com isso, uma situação melhor no mercado de trabalho. Mas não é só no emprego, é a realização quando olhamos para as nossas vidas (…) “Nós sabemos que diploma de curso superior melhora as condições de disputa no mercado de trabalho. Melhora para as pessoas e para o país, porque nós precisamos, cada vez mais, agregar valor e qualidade aos nosso produtos. Precisamos, cada vez mais, dar aos nossos jovens e aos nossos adultos, oportunidades de trabalho qualificado”, salientou a presidenta.
A presidenta aproveitou a cerimônia para reafirmar que a aprovação da lei dos royalties é uma vitória histórica da educação brasileira. “Essa é uma vitória que nós comemoramos hoje, mas que vai durar em torno de 50 anos”, afirmou. Na última semana, o Congresso Nacional aprovou a lei que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo, além de 50% do Fundo Social, para investimentos em educação. De acordo com a presidenta, esses recursos serão fundamentais para reconhecer e melhorar a remuneração dos professores e ampliar o acesso à educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário