PT debate o RN foi realizado em São Paulo do Potengi


O Ciclo de Seminários do PT/RN esteve no último sábado (17) em São Paulo do Potengi em mais uma edição do “PT debate o RN”. O seminário foi realizado no CEMTRAF com presença de militantes, dirigentes e parlamentares do Pólo Potengi.

Fátima Bezerra fez um panorama geral sobre a conjuntura política nacional, ressaltou os avanços dos governos Lula e Dilma ao longo desses dez anos, o papel das manifestações sociais e as respostas do governo federal (pactos pela educação, mobilidade, responsabilidade fiscal, saúde, reforma política).
“Ao longo desses dez anos o PT construiu um legado na educação. É só a gente entrar aqui em São Paulo do Potengi, por exemplo, que nos deparamos com o belíssimo prédio do IFRN. Isso é resultado do trabalho do PT e faz parte do processo de expansão da educação profissional em curso. Para avançar ainda mais foi fundamental a aprovação dos royalties, o que vai acelerar a aprovação do PNE para construirmos mais uma década de avanços e conquistas para a educação, tais como: universalizar e ampliar o acesso à educação e a valorização do magistério. Recentemente foi entregue ao MEC um documento que reivindica um novo ciclo de expansão da educação profissional e ensino superior no RN. Proposta que é assinada pela UFRN, UFERSA, IFRN e UERN foi fruto de debates em parceria com nosso mandato”, explica a deputada.

Eraldo Paiva – presidente estadual, explicou que PT está trabalhando intensamente para fazer um projeto forte no RN em 2014 e para reeleger a presidenta Dilma. “Queremos colocar o PT do Rio Grande do Norte em um patamar mais avançado. Não queremos só comemorar a reeleição dos mandatos de Fátima e de Mineiro, é possível ampliar a representação em dois ou três companheiros na Assembleia Legislativa eleger Fátima senadora. Mas, para o projeto ser bem sucedido, precisamos da colaboração de todos e todas. Queremos apresentar um projeto sólido e responsável para o  RN. Temos ainda que dar possibilidades para os jovens petistas ocuparem os espaços dentro do partido”, disse Eraldo.


O deputado Estadual Fernando Mineiro, comentou sobre a situação da educação estadual e o corte dos salários dos professores que estão à disposição da diretoria do SINTE/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação). “Nem na ditadura vimos algo desse tipo. O governo de Rosalba está perseguindo os dirigentes do maior sindicato do estado”, afirmou. Sobre as manifestações de julho ocorridas em todo país, disse que o cenário da politica mudou, desde as mobilizações. “Estamos vivendo um denso momento de disputa politica. Ninguém foi para as ruas pedir o passado e sim mais educação, mais cultura, mais segurança”, disse o deputado que comentou ainda, os cinco pactos proposto pela presidenta Dilma. “Precisamos organizar o partido, e ter ousadia e construir e fazer política com letra maiúscula, pois temos historia e representatividade para tanto”, finalizou.  via http://ptrn.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário