Sesap quer criar 56 leitos em 150 dias

Na tarde desta terça-feira, 40 pacientes de clínica médica lotavam os corredores do Walfredo
A previsão da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) é de que até dezembro de 2013 sejam abertas 56 novos leitos de Unidades de Terapias Intensiva (UTIs) em Natal. O secretário Luiz Roberto Fonseca admite existir, hoje, um déficit de pelo menos 150 leitos de UTIs no Rio Grande do Norte, onde se trabalha com o percentual mínimo - 6% sobre o número total de leitos existentes, segundo preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).  Trabalha-se hoje com uma quantidade variável entre 380 a 420 leitos de UTI, incluídos os da rede privada e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Até o fim do ano esperamos diminuir esse déficit em 33%”, declarou o secretário de Saúde, que fez um acordo com os médicos do Hospital José Pedro Bezerra, no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal, para evitar o fechamento da UTI da unidade em decorrência da transferência de três cardiologistas  para a UTI do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clóvis Sarinho, a fim de suprir parte das cinco vagas abertas em virtude dos pedidos de exonerações de quatro cardiologistas do HWG.

Luiz Roberto confirmou que nesta sexta-feira (9) se encontra com representantes do Ministério Público Estadual, do Conselho Regional de Medicina (Cremern) e da Secretaria Municipal de Saúde para fechar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no sentido de garantir a abertura dos novos leitos de UTI. Em alguns casos, os projetos já estão em andamento, como no Hospital Santa Catarina, onde a reforma da UTI deve ser concluída de 45 a 60 dias, abrindo mais sete leitos.

O secretário também promete, dentro de duas semanas, abrir seis novos leitos de UTIs no Hospital Ruy Pereira, onde já funcionam quatro. “Estamos apenas identificando servidores que queiram ir pra lá”, afirmou Luiz Roberto. Em virtude das dificuldades financeiras do Estado, Fonseca afirma que não tem como realizar concurso público. Por isso, a alternativa está sendo o remanejamento de recursos humanos entre as unidades da rede estadual de saúde. 

Fonseca também fala na contratação de dez novos leitos no Hospital Memorial, na abertura de outras oito leitos de UTI para pacientes crônicos no Hospital Maria Alice Fernandes, três de UTIs neonatal no Hospital da Polícia Militar e três no Hospital Infantil Varela Santiago.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário