TVPT: Lula afirma que o militante tem orgulho da camisa vermelha com a estrela do partido

Lula falou do começo do partido e a importância do PT para o Brasil ao longo dos 33 anos de existência, durante discurso de lançamento da candidatura à reeleição do atual presidente do PT, Rui Falcão.


Durante discurso para uma plateia de militantes que lotaram o auditório Petrônio Portela no Senado Federal para o lançamento da candidatura à reeleição do atual presidente do PT, Rui Falcão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou dos primórdios do partido e da importância da história petista para o Brasil ao longo dos 33 anos de existência.
Para Lula, hoje o PT paga um preço bem alto por ser o maior partido de esquerda da América Latina e, também, por estar na vanguarda da luta por direitos iguais entre partidos políticos no Brasil e dar a oportunidade para que operários e mulheres “não apenas para ficar embaixo de um palanque aplaudindo, mas para estar em cima discursando e sendo aplaudidos também” afirmou. 
Em tom emocionado, Lula lembrou de quando o PT estava no começo. “Ninguém queria o nosso nascimento, as pessoas queriam organização política nesse País, mas sem o PT. Em 1979 quando eu falei a primeira vez sobre a criação de um partido de trabalhadores, eu fui vaiado. Isso porque eu estava em um comício de um partido que defendia a liberdade de organização partidária, mas essa liberdade era pra eles e não para nós” disse. 
Em pouco mais de 20 minutos, Lula disse que, com muita luta, o petista conquistou o direito de andar de cabeça erguida pelo País, tendo orgulho de vestir a camisa vermelha, da estrela do partido. De acordo com ele, não se pode baixar a cabeça por conta de críticas da mídia pois “a imprensa fica 24 horas por dia esculhambando com o político e eles não reagem, ficam tão quietos enquanto a imprensa xinga a classe política. Mas se alguém quer fazer melhor não tem coragem de entrar na política para tentar, por isso temos que provocar a juventude, para que eles entrem na política” explicou.
Ao questionar quantos países do mundo podem se comprar a atual situação em que o Brasil vive, o presidente de honra do PT, afirmou que país consegue crescer mesmo com uma crise econômica que atinge todo o continente europeu e os Estados Unidos. “Qual o nosso problema? Nós não estamos crescendo o tanto que gostaríamos, mas quem está crescendo mais do que nós a não ser a China e a Índia? E eu duvido que algum dirigente sindical tenha imaginado alguma vez que nós viveríamos uma situação em que o Brasil tivesse o nível de emprego que temos. Temos desemprego de 5,5% enquanto no passado esse valor era maior que 14%” falou Lula. 
Ao falar sobre as atribuições de um líder, Lula recordou de sua trajetória política. “Se tem alguém que perdeu eleições nesse País fui eu e vocês são testemunhas de que eu perdia as eleições em outubro, chorava novembro e dezembro, mas em janeiro eu estava visitando os estados brasileiros para levantar a moral da tropa. E eu sei o sacrifício que o companheiro Rui tem feito ao viajar este País, pois temos que ter mais pé na estrada e menos bunda na cadeira” finalizou.
Além dos militantes, o evento realizado nessa terça-feira (13), contou com a participação de deputados, senadores, ministros, membros do diretório do PT de todas as instâncias partidárias.
Assista à integra do discurso de Lula gravado pela TVPT.
(Janary Damacena – Portal do PT)

do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário