vacinação em posto de saúde de Mãe Luiza

Campanha de Multivacinação teve início em Natal no último sábado (24)
Campanha de Multivacinação teve início em Natal no último sábado (24)
A falta de enfermeiros tem prejudicado o trabalho de aplicação de vacina no posto de saúde do bairro de Mãe Luiza, na zona Leste da capital. São três funcionárias que realizam o serviço, no entanto duas delas estão afastadas por problemas de saúde, e somente uma está cumprindo o horário. Por conta disso, a campanha para atualização da cartilha de vacinação só ocorre na terça e quinta-feira desta semana.

O posto tem alta demanda de pacientes, pois também cobre outros bairros da região Leste e até da zona Sul, como Ponta Negra. Nesta campanha para atualização da cartilha, entre os dias 24 e 30, o fluxo de pessoas é ainda maior, de acordo com os servidores. Neste sábado (24), aproximadamente 300 pessoas procuraram o posto de Mãe Luiza.
A única enfermeira de plantão, Maria Elione Menezes de Freitas, contou que foi preciso distribuir fichas para poder organizar o trabalho. A enfermeira confirmou que a campanha deveria transcorrer normalmente, todos dias, com exceção do domingo, até a próxima sexta. “Mas sozinha não consigo dar conta do trabalho”, explicou.

Maria Elione disse que adquiriu tendinite em virtude da repetição do movimento para a aplicação das vacinas. A campanha visa atualizar as cartilhas de crianças de 0 a 5 anos de idade que não tomaram determinadas aplicações na épocas de campanha.

Questionada sobre a origem das pessoas que procuram a unidade, a enfermeira confirmou que a demanda não é oriunda somente do bairro de Mãe Luiza. “Vem gente das Rocas e até de Ponta Negra e Parnamirim”, contou.
Maria Elione Menezes é a única enfermeira de plantão no posto de saúde de Mãe Luiza
Maria Elione Menezes é a única enfermeira de plantão no posto de saúde de Mãe Luiza
A expectativa é de que, nos dois dias em que vai funcionar a vacinação no posto, pelo menos 500 crianças recebam as dosagens. Nesta ocasião, Maria Elione disse que vai contar com a ajuda de uma estagiária, disponibilizada para não deixá-la sobrecarregada.

O ideal era que esses pacientes pudessem procurar o serviço nos demais dias da semana, para diminuir a demanda por dia. Mas a falta de funcionários inviabiliza essa distribuição.

Campanha Nacional de Multivacinação em Natal

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no último sábado (24) e vai até o dia 30 de agosto em todas as unidades de saúde de Natal. Os postos estão disponibilizando todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação para crianças menores de cinco anos. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir a taxa de abandono do esquema vacinal.

As vacinas disponíveis são: pólio em gotas e injetável (contra paralisia infantil); hepatite B; rotavírus; BCG (contra tuberculose); pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Influenza tipo B); pneumocócica 10 (contra a meningite, pneumonia, otite, sinusite e bacteremia); tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola; menigocócica C (contra meningite); e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Para o êxito da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças à unidade de saúde mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário