Como o Google e a Apple espionam você dia e noite

Captura de Tela 2014-09-24 às 22.15.06Do Canal 5 de Cleveland, sugerido pelo Jorge Península, no Facebook
As chances são altas de que o seu telefone celular viaja com você aonde quer que você vá. Isso torna o aparelho uma rica fonte de informação sobre você — e os fabricantes de telefones inteligentes estão tirando vantagem da oportunidade de seguir cada um de seus passos.
Nossos investigadores descobriram como o seu celular é mais inteligente que você. Se você tem um Android ou um iPhone, descobrimos que seu telefone registra seus hábitos diários, mesmo quando você tenta proteger sua privacidade.
Ao procurar por “Histórico de Localização” no Google, a investigadora Sarah Budson, usuária de um Android, conseguiu ver como o Google recolhe informações sobre as atividades dela. A ferramenta mostrou que o telefone estava compartilhando sua localização com o Google o tempo todo, seguindo-a de casa para o trabalho e vice-versa. Incluía até o horário em que ela chegava a cada local.
Na cafeteria Erie Island, de Rocky River, Sarah mostrou à cliente Holly Pangrace como acessar o “Histórico de Localização”.
Quando ela viu, ficou surpresa ao saber quanto o Google sabia sobre a rotina dela.
“O Google sabe quando eu vou ao supermercado, quando vou à academia e o Google sabe que estou aqui”, ela disse.
“Não é nada perverso, mas é estranho”, afirmou.
Os iPhones mandam suas informações para a Apple da mesma forma.
“O que quer que você faça, acaba aceitando o risco de que suas informações caiam nas mãos de alguém”, disse Ken Smith, um especialista em segurança da empresa de consultoria Secure State, de Cleveland.
Smith diz que há três formas pelas quais o telefone recolhe informações. “A primeira, óbvia — todo mundo sabe — é através da função GPS do telefone, quando o satélite o segue e diz ‘lá está ele’”.
Smith disse que informação também é coletada em redes WiFi que estão ligadas ao GPS e fazem a triangulação com as redes de telefonia celular.
Afirmou que os dados são usados pelas empresas para aumentar o faturamento publicitário.
“Quanto mais descobrirem sobre sua rotina diária, onde você compra, onde você come, onde você anda durante o dia, mais informação eles tem para focar os anúncios que serão mostrados a você”, continua.
Nossos investigadores decidiram descobrir o jeito de evitar que o Google espione você.
No seu telefone Android, abra Configurações, selecione “Localização” e desmarque GPS e WiFi.
É mais complicado com a Apple. Nos telefones iOS7, abra Configurações, clique em “Privacidade” e depois em “Serviços de Localização”.
Na tela, você verá uma lista de aplicativos que sabem sua localização. Desça até “Sistema de Serviços” e ache “Localizações Frequentes”. Desabilite o botão.
Ainda assim, você continua sendo seguido. É que as empresas de telefonia também monitoram seus movimentos.
“Enquanto você estiver conectado a uma rede, há uma estimativa razoável de localização a partir da qual a empresa pode te seguir”, diz Smith.
Como muitos usuários da telefonia celular, Pangrace não gostaria de abandonar a conveniência de usar um telefone inteligente, embora esteja de alguma forma preocupada com a perda de privacidade.
“É um abuso, mas acho que é inevitavel. O usuário deve ficar esperto”, afirmou.
Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário