Samu Natal celebra 12 anos com uma média de cinco mil chamadas por mês

Samu-Natal-WR--(13)Comemorando 12 anos de criação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu 192) recebeu uma média de cinco mil chamadas mensais entre os meses de janeiro a agosto deste ano. Neste período, foram prestados cerca de 31,6 mil atendimentos de primeiros socorros e orientações médicas, com mais de 1,6 mil transferências de pacientes para hospitais e unidades de saúde na capital. Para celebrar o aniversário do serviço, foi realizado nesta sexta-feira (17) um ciclo de palestras sobre a importância do Samu para a sociedade natalense.
Segundo a coordenadora do Samu Natal, Valéria Bezerra, a unidade é uma espécie de observatório do sistema de saúde municipal, que possui um papel fundamental no atendimento primário à comunidade e na prestação de primeiros socorros, especialmente em casos de acidentes de trânsito, que corresponde a 26,65% dos mais de 37 mil atendimentos realizados nos oito primeiros meses de 2014.
“Pelas ações e atendimentos desenvolvidos pelo Samu Natal, podemos ver como a rede de saúde municipal se comporta, como a central de regulação funciona para o encaminhamento das ocorrências atendidas para as unidades mais indicadas para cada caso atendido, entre outros aspectos. Sem dúvida, é um serviço essencial hoje em dia, quando presenciamos um aumento considerável de acidentes de trânsito que resultam em pacientes com traumas”, explicou.
Valéria disse que, entre todos os atendimentos realizados neste ano pelo Samu Natal, 38% foram na especialidade clínica, que atende pacientes de diversos tipos de ocorrência, seguido pelos traumas, com 26,65%. Também foram realizados cerca de 3,2 mil atendimentos psiquiátricos, quase dois mil ocorrências obstétricas e 41 cirúrgicos. No entanto, para ela, o que mais causa apreensão são os registros envolvendo motociclistas, por um maior potencial de gravidade e óbito.
“Temos um registro muito grande de acidentes envolvendo automóveis e motocicletas, que geram ferimentos e sequelas traumáticas importantes para as vítimas”, disse. De acordo com as estatísticas divulgadas pelo serviço, no intervalo entre os meses de junho, julho e agosto, o Samu Natal atendeu dez ocorrências onde a vítima não suportou a gravidade dos ferimentos provocados e morreu antes de receber os primeiros socorros. Outros quatro óbitos foram registrados durante o atendimento à ocorrência.
Palestras comemorativas
Na manhã de hoje, durante a comemoração aos 12 anos de criação do serviço, os servidores do Samu Natal participaram de um ciclo de palestras que contaram com a participação da secretária adjunta da Saúde municipal, Márcia Pellense. Ela abordou o tema da Atenção Básica durante o evento e falou sobre a importância do serviço prestado pelo órgão para o município.
“Apesar de estar inserido na rede de assistência municipal à saúde, o Samu Natal é transversal a todos os níveis de complexidade, por prestar os primeiros socorros à comunidade. E para melhorar a qualidade dos atendimentos prestados, a cada dois anos renovamos a frota de veículos, porque há um desgaste muito grande das viaturas, que rodam 24h por dia, sete dias da semana. Neste ano, recebemos nove viaturas do Ministério da Saúde e compramos, com recursos próprios, seis ambulâncias”, disse.
Antes das palestras comemorativas, houve um momento religioso, com a realização de um culto ecumênico batizado “A União e a Fraternidade no Ambiente de Trabalho”, celebrado por padres e pastores. Também houve a apresentação de um vídeo confeccionado pelos próprios servidores sobre a história do Samu Natal, distribuição de brindes e um café da manhã.
Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário