Professor da UFRN escreve carta de despedida e deixa amigos preocupados

Foto Via Facebook
O professor de jornalismo Daniel Dantas Lemos, do departamento de comunicação social da UFRN, desapareceu  na tarde desta segunda-feira, dia 24. Por volta das 14, ele publicou uma suposta carta de despedida na página pessoal do Facebook. Amigos e colegas estão empenhados em localizá-lo. Os telefones do docente estão desligados.
Texto do novojornal

Todas as vezes que projetava minha vida tinha um limite dos meus sonhos em minha juventude. 
Você pode acreditar que apesar de tanta dor eu fui feliz. Tive os meus momentos de paz e Felicidade.
Cometi inúmeros erros, omiti muita coisa a meu respeito, falei demais com medo que ninguém ouvisse. Calei demais o que devia ter falado.
Minha vida teve alguns marcos que levarei comigo para o túmulo.
Minha história com Kênia foi repleta de beleza e poesia. O que foi belo, ela trouxe. O que deu errado, foi minha culpa.
Kênia, 
Eu lembro do dia em que te vi na Assembleia Legislativa, gelada, em uma atividade da Campanha do Desarmamento. Já se vão 11 anos. De imediato reconheci você como aquela moça do louvor na Igreja de minhas tias que sempre me chamara atenção nas poucas vezes em que estive ali.
Sou e sempre fui muito tímido, especialmente para empreender uma paquera. Especialmente quase 20 anos atrás eu não tinha a menor ideia de como fazer para me aproximar de alguém como você, nem o que poderia dizer, nem como agir.
Sou incerto e inseguro.
Tem coisas que me atraem que, muito provavelmente, são culpa de minha criação. Tem incertezas que se instalam que se devem à fragilidade de minha estrutura.
Não queria ser o homem que sou, a pessoa que sou, o machista que sou ou mesmo um narcisista como as vezes pareço ser.
Você lembra daquele retiro no condomínio Mira Flores? Lembro que foi ali que eu me decidi a vir para a Igreja Viva. Lembro que rolou uma paquera. Lembro que andava de ônibus, era bolsista da Capes (no fim da bolsa), lembro que foi com você que eu comecei a andar.
Lembro da beleza de nosso pedido de casamento.
Lembro da alegria de nossa festa e de amigos e parentes falando como ela era inesquecível.
Lembro, antes disso, de estarmos num ônibus rumo a Paripueira discutindo as músicas que teríamos em nossa cerimônia. Lembro que queria Cheia de charme por aquilo que a música e o show de Guilherme Arantes representava para nós - foi ali que eu tive certeza de que te amava. Lembro que queria Geraldo Azevedo porque foi ele que me ajudou, quando estava em João Pessoa, na casa de Dedeta, que era com você que eu queria ir ao Sétimo Céu.
Lembro da nossa lua de mel linda em Campos do Jordão, onde conhecemos a beleza aveludada de Mônica Salmaso. Foi ali que eu comi salmão pela primeira vez naquele pesque e pague que conhecemos. E o encontro com Rubem Alves no Cole?
Aprendi a ouvir Renato Braz, Vanessa da Mata, Tom Jobim, Chico Cesar com você.
Chorei com você a pressão na Telex em Salvador. 
Fizemos bons e doces amigos para a vida toda, juntos.
E fomos ao Chile. E conhecemos a neve. E nos emocionamos pensando em Rubens Lemos e Salvador Allende. E comemos bem, e bebemos vinho. E nos amamos. Em que pese o agasalho de sua tia, o vidro de meu perfume quebrado, o cheiro de tinta do quarto e o abacate nos pratos. Mas ainda teve aquele garçom, o melhor garçom que ja conhecemos na vida.
Minha estrutura pessoal é frágil. E eu a trouxe assim para o nosso casamento. Me perdoe.
Achei, ao longo desses cinco anos, que o fundamento de minha estrutura era minha coerência. Além disso, nunca fui capaz de conversar com você sobre o que me insatisfazia em nossa vida. Desde o momento em que decidimos vir de Salvador - eu era feliz naquela cidade e na UP, mas por amor a você abri mão.
Achei nos últimos anos que não seria feliz se não pudesse ser coerente e íntegro, além de insatisfeito. Cometi o pior erro que jamais poderia cometer. Esqueci que o fundamento de nossa história são as nossas relações de amor - no meu caso, a minha relação de amor com vc e com Alice.
Ao remover a incoerência e a insatisfação, minha vida ruiu porque eu joguei fora a água e o bebê - no caso, o nosso amor. 
Eu te amo, mas o amor não é uma energia que se impulsione de uma única fonte. O amor só se manifesta em uma relação de amor. Sem as nossas relações de amor, minha vida se perdeu.
Trai você e a culpa é minha. Sei porque o fiz. Não tem desculpa. Mas eu carrego ainda meu amor por você. Aquele que eu descobri quando ouvíamos Guilherme Arantes. Infelizmente os mortos não amam mais, senão teria certeza que ainda te amaria esta noite, amanhã e depois.
O momento de maior Felicidade na minha vida foi estar ao seu lado no nascimento de Alice. Nunca pensei que pudesse ser pai.
Tive neste fim de semana a melhor despedida que eu podia ter. Obrigado, filha, por vc ser quem é. Infelizmente eu não vou estar aqui para te levar ao Psicólogo amanhã, nem vou te ajudar a escolher a profissão, não vou ver vc se formar nem casar. Amo vc. Espero que cada um diga a vc o quanto eu te amei. Vc é linda e a única coisa que me manteve de pé nas últimas semanas.
Quero agradecer a cada amigo que me ajudou sem julgar nos últimos tempos. Não fui capaz de resistir.
Obrigado especialmente a Karina, Marilac e Geruza.
Helô: não vou cumprir minha promessa. Mas eu te peço: converse com a sua família.
Kênia,
Estou indo porque vc desistiu de mim. Vivemos tanta beleza. Vc foi embora e levou toda ela com vc. Queria mais beleza e mais vida.
Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário