Dudé Viana & Janille Fernandes - O Andarilho e Clarisse

O Andarilho e Clarisse (Dudé Viana). História real. Clipe com Dudé Viana e Janille Fernandes (modelo) em Muriú e Jacumã (RN). Filmagem: Rubens Medeiros. Fotografia: Jardia Maia. Áudio: Wellington Garcia. Edição de vídeo: Pedro Wlgerlhes.

#FelizSemGlobo: Blogs livres anunciam ato contra censura da TV Globo

 Ato de desagravo a blogueiros processados pela Rede Globo vai reunir, na próxima segunda-feira (7 de março), em São Paulo, organizações e parlamentares em defesa da liberdade de expressão; emissora fluminense passou recibo ao notificar blogs livres acerca de reportagens do triplex da família Marinho, em Paraty, cuja propriedade do imóvel é triangulada com offshore panamenha; queda de braço entre blogosfera progressista e a Globo pode ser expressa pela campanha nas redes sociais com a hashtag #FelizSemGlobo, nesta segunda, que lidera o top trends no Brasil; evento na semana que vem, pela liberdade de expressão, contará com presenças dos congressistas Pimenta (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), bem como entidades como Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a ONG internacional Artigo 19.
Ato de desagravo a blogueiros processados pela Rede Globo vai reunir, na próxima segunda-feira (7 de março), em São Paulo, organizações e parlamentares em defesa da liberdade de expressão; emissora fluminense passou recibo ao notificar blogs livres acerca de reportagens do triplex da família Marinho, em Paraty, cuja propriedade do imóvel é triangulada com offshore panamenha; queda de braço entre blogosfera progressista e a Globo pode ser expressa pela campanha nas redes sociais com a hashtag #FelizSemGlobo, nesta segunda, que lidera o top trends no Brasil; evento na semana que vem, pela liberdade de expressão, contará com presenças dos congressistas Pimenta (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), bem como entidades como Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a ONG internacional Artigo 19; iniciativa do ato é do Instituto Barão de Itararé.

Na próxima segunda-feira, dia 7 de março, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, às 19 horas, parlamentares, entidades da sociedade civil e blogs livres promoverão um inédito ato em defesa da liberdade de expressão e contra a censura da Rede Globo. A iniciativa do ato é do Instituto Barão de Itararé.

Recentemente, a Globo notificou extrajudicialmente os blogs Diário Centro do Mundo (DCM), O Cafezinho e Tijolaço para que ambos se abstivessem de noticiar a história do triplex da família Marinho em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, cuja propriedade estaria em nome da offshore Mossak Fonseca.

A queda de braço entre blogosfera progressista e a Globo pode ser expressa pela campanha nas redes sociais contra a emissora fluminense. No Twitter, por exemplo, a hashtag #FelizSemGlobo vem liderando o top trends no Brasil.

Dentre os convidados para o evento pela liberdade de expressão estão os congressistas Pimenta (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), bem como entidades como Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a ONG internacional Artigo 19 – que luta pela liberdade de expressão.


A Globo tem muito o que explicar

Rede Globo persegue e ameaça profissionais que publicam reportagens investigativas sobre denúncias que envolvem a emissora. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) gravou um vídeo denunciando a prática da emissora
Acesse

Deputado desafia Globo: “Antes vai ter que me processar”

 
Em vídeo publicado em sua página no Facebook, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) mandou um recado direto para a Rede Globo, que está notificando blogueiros e jornalistas independentes com ameaça de processo judicial, em razão deles estarem investigando, questionando ou criticando a empresa da família Marinho e suas relações nebulosas com escândalos políticos. 

O deputado enfatiza que a liberdade de expressão garante o direito à divulgação “daquilo que é suspeito” e cobra a investigação das denúncias. O parlamentar também se colocou em defesa dos blogueiros, jornalistas e ativistas ameaçados pela maior empresa de mídia do Brasil. 

“Eu vou assinar embaixo de todas as questões que forem publicadas nos blogs, nos sites, no Twitter, no Facebook, para que, com a minha imunidade parlamentar, antes que eles tenham que processar qualquer pessoa, eles tenham que processar a mim”, avisou.

“A Globo tem muito o que explicar e nós vamos até o fim nessa investigação”, afirmou o parlamentar.

Para Pimenta, o Brasil vive “tempos estranhos”, com agentes do Judiciário, Polícia Federal e Ministério Púlico Federal vazando todos os dias informações para a imprensa de maneira seletiva para prejudicar o PT, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff.

“Mas o mais estranho de tudo é que a Rede Globo de televisão começou a notificar blogueiros, jornalistas, pessoas que trabalham no Youtube, ativistas digitais, oferecendo uma denúncia contra estas pessoas e fazendo uma ameaça, para que tirem imediatamente dos seus espaços de divulgação qualquer material alusivo a que a Rede Globo tenha sido favorecida por um empréstimo no BNDES ou ligando esta empresa a um imóvel em Paraty, que nós costumamos chamar do tríplex dos Marinho”, explicou Pimenta. 

Senadora destaca importância de Caravana que percorrerá obras do SF

Ao participar da Caravana Socioambiental que percorrerá a margem norte das obras da Transposição do Rio São Francisco, nesta segunda-feira (29), a senadora Fátima Bezerra destacou a importância estratégica da iniciativa capitaneada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regional Nordeste, para mobilizar e sensibilizar os envolvidos na obra. O trajeto, que durará quatro dias, teve início na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá – Vale do Açu, e será concluída no município de Petrolina, em Pernambuco, na quinta-feira (3).
“Esta, que será a verdadeira redenção hídrica do Nordeste, é uma causa de todos nós. Vamos à luta para que seja concluída o mais breve possível”, disse a senadora. O Governo Federal foi representado no evento pelo secretário nacional de Recursos Hídricos, Osvaldo Garcia; presidente da Codevasp Felipe Mendes; diretor-geral do DNOCS, Walter Gomes; presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, entre outros.
A caravana seguiu para o distrito Barra de Santana (Jucurutu), onde está sendo erguida a barragem de Oiticica, um dos pilares da Transposição do Rio São Francisco – eixo potiguar. Lá, além de visitar o canteiro de obras e visualizar in loco o avanço dos serviços em andamento, as autoridades puderam ouvir dos moradores reivindicações e possíveis soluções para as principais dificuldades. A comunidade local ouviu do secretário nacional de Recursos Hídricos que a obra é prioridade do Governo Federal/Ministério da Integração para o Rio Grande do Norte. “Ano passado destinamos um total de 58 milhões para a obra. Este ano já são 18 milhões. Esperamos concluir a estrutura no tempo previsto, essa é nossa expectativa, disse ele”.
A senadora Fátima Bezerra lembrou a necessidade de, para além da estrutura física, concluir as obras sociais previstas para a comunidade, como as moradias e o cemitério local. A arquidiocese potiguar, representada pelos arcebispos dom Jaime (Natal); dom Mariano Manzana (Mossoró); e dom Antônio Carlos (Caicó), programou uma discussão junto às autoridades para que a comunidade pudesse externar as principais reivindicações e apontar sugestões para a solução dos principais problemas. O juiz Herval Sampaio, designado pelo Tribunal de Justiça do RN para apreciar as demandas relacionadas à obra, também participou do debate.
Além de representantes das arquidioceses do RN, dos principais órgãos federais da área hídrica, e de populares, participaram da caravana o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, o representante dos moradores do entorno da barragem de Oiticica, Procópio Lucena, padre Ivanoff Pereira, entre outros.

Discurso de Lula no aniversário de 36 anos do PT

Rui Falcão: Lula deu nome aos bois

Rui Falcão: Lula deu nome aos bois
O aniversário de 36 anos do PT, antecipado por uma proveitosa reunião do Diretório Nacional (vejam as resoluções aprovadas na Agência PT), lavou a alma da militância. 

Foi lá, durante as comemorações, que o ex-presidente Lula respondeu aos ataques que vem sofrendo. Deu nome aos bois (Globo, Veja et caterva dos jornalões) e responsabilizou setores do Ministério Público, do Judiciário e da Polícia Federal pela perseguição odiosa a ele e ao PT.

Lembrando suas origens e reafirmando que nunca cometeu qualquer irregularidade, dentro ou fora do governo, explicou que eles não se conformam que um operário tenha mudado tanto a vida dos brasileiros. 

Elogiou a mobilização da militância, razão de ser do PT, e disse que, se quiserem impedir sua luta terão de fazê-lo “nas ruas”.

Defendeu o governo da presidenta Dilma e, também, o direito de o PT dela discordar – como agora quando da apresentação do nosso Plano Nacional de Emergência.

Por fim, na fala que provocou grande comoção, acenou com seu retorno em 2018, se for necessário para dar continuidade ao nosso projeto.

Na abertura das comemorações, conclamei a militância, simpatizantes e aliados a se engajarem na campanha em defesa da Petrobrás, sob ameaça dos entreguistas a serviço das petroleiras internacionais.

da  Agência PT

zé puxa PF e Moro pra baixo!

A saída de José Eduardo Cardozo é uma derrota da PF. A PF que é o centro da sedição. Como em regimes totalitários.
A PF faz parte do sistema Moro. O José Eduardo Cardozo dava poder a esse esquema. Golpista!

A perseguição ao Lula derrubou o Cardozo!

Lula: “Podem estar certos. Se necessário for, sou candidato em 2018″

Lula: “Podem estar certos. Se necessário for, sou candidato em 2018″

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, durante fala na festa de aniversário do PT, que, se preciso for, será candidato à Presidência da República em 2018. Lula também criticou a “perseguição” da imprensa e de parte do Judiciário contra ele.

“Eles pensam que vão me tirar da luta. Se quiserem me derrubar, vão ter que me enfrentar na rua. (…) Podem estar certos de uma coisa, se for necessário eu estarei com 72 anos, com tesão de 30, para ser candidato”, garantiu, neste sábado (27), no Rio de Janeiro.

“Eles pensam que fazendo essa perseguição vão me tirar da luta. Eles não conhecem o que é o PT”, reforçou o ex-presidente.

Em um discurso com duras críticas à mídia partidarizada e ao Judiciário, Lula disse que “conquistou o direito de andar de cabeça erguida”.

“Não imaginava que uma parte do MP era subordinado a uma parte da imprensa”, disse, ao listar todas as falsas acusações que foram noticiadas contra ele.

“Eu eu sou acusado de ter um apartamento, um triplex, eu quero saber como é que vai ficar essa história”, cobrou. Lula ainda lembrou as acusações contra a Rede Globo, que teria um triplex em Paraty (RJ). O ex-presidente lembrou ainda que a TV Globo vem notificando os blogueiros para que tirem as reportagens sobre a família Marinho. “A Globo fala tanto de democracia e intimou os blogueiros a tirarem as notícias dos Marinho em Paraty”.

“Quando terminar esse processo eles vão ter que me dar um apartamento e uma chácara, porque estão todo santo dia tentando levar a um desgaste moral”.
Militância unida – Lula reafirmou a força do PT, saiu em defesa do governo da presidenta Dilma Rousseff e ressaltou a importância da militância petista.

“Temos que dizer aos nossos inimigos que o PT não é o Rui Falcão, não é a Dilma, não é o Lula. O PT são milhões de brasileiros”, exaltou o ex-presidente.

Além disso, Lula cobrou que a militância e o PT façam a defesa do governo Dilma. “Por mais que tenhamos divergências, esse governo é nosso e nós temos responsabilidade de fazer dar certo, de ajudar, de discutir, de compartilhar saída para os problemas”, disse.

“Um partido não tem que concordar com tudo que o governo faz e um governo não tem que fazer tudo que um partido quer. Estamos juntos”, completou o ex-presidente.

O ex-presidente também aproveitou o discurso durante o aniversário do PT para enviar um recado para a oposição: não vai ter golpe. “Se eles quiserem voltar ao poder vão ter que aprender a ser democráticos, a disputar eleições e a acatar o resultado’, enfatizou.

A militância petista, presente em peso no aniversário da legenda no Rio de Janeiro, ouviu a fala do ex-presidente aos gritos de “não vai ter golpe” e “olê olê olê olá, Lula, Lula”.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Ouça o discurso do ex-presidente Lula:

Juiz nega pedido e mantém acusado de fraudes no Idema preso no RN

Ex-diretor do Idema, Gutson Reinaldo é apontado pelo MP como líder do esquema descoberto no Idema (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)
O juiz da 6ª vara Criminal de Natal, Guilherme Newton Pinto, negou o pedido de relaxamento da prisão do ex-diretor administrativo do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema), Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, réu confesso de fraudes cometidas no órgão público. No dia 23 passado, o advogado Fabio Hollanda pediu a revogação da prisão preventiva sob alegação de que Gutson vinha colaborando com o processo. Gutson Reinaldo está preso desde setembro de 2015, quando foi deflagrada a operação Candeeiro que investiga desvio de recursos do Idema. Por ser advogado, Gutson está preso em um alojamento no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal.

A decisão de Guilherme Newton Pinto foi tomada na manhã desta segunda-feira (29). Em depoimento à Justiça no dia 22 deste mês, Gutson confessou que participou do esquema fraudulento e disse que ficava com 20% do dinheiro desviado. Segundo ele, 60% da verba fraudada ficavam com o deputado Ricardo Motta (PROS) e os outros 20% eram rateados entre dois ou três dos réus do processo. Na sexta (26), Guilherme Pinto remeteu o pedido da defesa para o Ministério Público. O promotor Paulo Lopes, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, opinou contrário ao relaxamento de prisão.
Em nota, o deputado Ricardo Motta negou as acusações. Ele disse que nada do que foi dito é verdade e que tomará as medidas cabíveis. "Não fui responsável por sua indicação, nomeação, tampouco pelos seus atos e jamais aceitarei a calúnia cometida contra a minha pessoa. (...) Estive, estou e estarei à disposição da Justiça. Em sete mandatos de deputado estadual jamais foi encontrada qualquer irregularidade em minha vida pública", afirmou.
Na terça-feira (23), o Ministério Público informou que vai apurar o envolvimento do deputado estadual Ricardo Motta no esquema de fraudes descoberto no Idema. Na sexta (26), o desembargador João Rebouças autorizou a abertura de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), em caráter sigiloso, para apurar a veracidade de citações contra Motta.
Operação Candeeiro
Quatro pessoas foram presas na operação Candeeiro, deflagrada pelo Ministério Público Estadual no dia 2 de setembro de 2015. Um dos detidos foi o filho da ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa do RN, Rita das Mercês Reinaldo. Segundo o MP, Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, ex-diretor administrativo do Idema, é o principal responsável pelo esquema, que teria desviado mais de R$ 19 milhões do órgão. A mãe dele foi presa no dia 20 de agosto na operação Dama de Espadas por suspeita de desvio de recursos públicos na AL. Ela foi solta três dias depois por força de um habeas corpus.
Os demais presos da operação Candeeiro foram: Clebson Bezerril, ex-diretor financeiro do Idema; João Eduardo de Oliveira Soares, também funcionário do setor de contabilidade do órgão; e Renato Bezerra de Medeiros. Todos já foram soltos. O único que permanece preso é Gutson.
Foram emitidos cinco mandados de prisão temporária, 10 mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim, Santana do Matos e Mossoró. De acordo com o MP, os desvios dos cofres do Idema aconteceram entre os anos de 2013 e 2014.

Do G1 RN

CBTU quer ampliar linha férrea até Nísia Floresta e São José de Mipibu

Superintende regional da CBTU se reuniu com o governador em exercício nesta segunda-feira (29) (Foto: Rayane Mainara)
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) quer ampliar a linha férrea na Grande Natal. Nesta segunda-feira (29), o superintende regional da CBTU apresentou governador em exercécio, Fábio Dantas, a proposta de implementar a linha Branca nos municípios de Parnamirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta.
O projeto requer um investimento de mais de 152 milhões de reais e inclui a construção de oito novas estações e a compra de mais três composições de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). “É um plano muito importante para o desenvolvimento dos municípios envolvidos até porque ampliará os seus potenciais turísticos. A população também ganhará com a mobilidade. O Governo tem total interesse neste projeto e, para isso, contamos com o apoio da bancada federal”, destacou Fábio Dantas.
Leonardo Diniz explicou que a obra depende da liberação de recursos do Ministério das Cidades. “Viajo amanhã para o Rio de Janeiro para apresentar esse estudo ao presidente da companhia que já apoiou a ideia. Agora dependemos inicialmente da verba de dois milhões de reais para criar o projeto executivo”, disse.
O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, acredita que o projeto vai beneficiar a população da cidade. “A população que vai trabalhar em Natal diariamente passará a usar o VLT, diminuindo custos com passagens, combustível e tempo de viagem”, comentou.

Do G1 RN

Deficiente visual formado em Direito é aprovado para conciliador no RN

Cristian Emanoel superou dificuldades físicas e se formou em direito (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Após superar as deficiências visual e de locomoção ocasionadas pela paralisia cerebral e se formar em Direito, o baiano Cristian Emanuel de Oliveira Vasconcelos foi aprovado na seleção de conciliador da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Cristian já havia sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) depois de concluir o curso de Direito em uma universidade privada em Natal. 
De acordo com informações repassadas pela Justiça Federal no RN, Cristian começa no próximo dia 30 de março o curso de formação de conciliadores. O advogado pode permanecer no cargo por até dois anos.
Em entrevista ao Bom Dia RN(veja ao lado), Cristian relatou que tem como sonho ser promotor. "Desde pequeno, meu sonho é ser promotor de Justiça. Com o passar do tempo, fui tendo noção do sonho e fui seguindo passo a passo", contou. O período como conciliador vale como experiência de prática jurídica e conta como título para concursos públicos.
Ajuda da mãe
Cristian disse que só conseguiu estudar por causa da ajuda de uma pessoa especial: sua mãe, que acompanhava as aulas e também se formou. Nilda de Oliveira e Silva, mãe de Cristian, trabalhava de manhã e acompanhava o filho nas aulas durante a noite, mas acabou se matriculando e também se formou.
"Era difícil acordar às 5 horas da manhã para sair, fazer o café e trabalhar. Sentar para estudar a tarde ou fazer estágio. Às vezes eu dormia na sala, mas a determinação dele era tão grande que eu estava cansada, mas não pensava em desistir. Pensava em continuar, pedia forças para continuar. Passei na primeira fase [da prova da OAB], infelizmente não passei na segunda fase. Mas o importante foi ele passar", disse Nilda.
Cristian reconhece o apoio da mãe. "Agradeço a ela porque ela foi e é uma verdadeira heroína. Se não fosse por ela, eu digo que dificilmente estaria aqui. Acredito que não estaria". O jovem quer estudar para o concurso de promotor. "Tenho outros dois grandes sonhos, além de ser promotor de Justiça. Quero, um dia, voltar a caminhar e a enxergar. Tenho certeza que conseguirei".

Do G1 RN

Suspeito de participar da morte de bolivianos na Grande Natal é preso

Corpos dos estrangeiros foram encontrados no quintal de uma creche em Ceará-Mirim (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Um dos suspeitos de participação na morte de dois bolivianos assassinados dentro de uma creche na Grande Natal foi preso na manhã desta segunda-feira (29) na cidade de Passa e Fica, distante cerca de 100 quilômetros de Natal. O suspeito, um vigia de rua de 43 anos, vai ser ouvido na delegacia de Ceará-Mirim.

De acordo com o chefe de investigações Marcelo Fernandes, o suspeito foi preso na casa de familiares em cumprimento de um mandado de prisão que não tem relação com o caso da morte dos bolivianos. "Ainda não sabemos do que se trata esse mandado", disse Marcelo.
O investigador informou que o suspeito vai ser levado ainda nesta segunda-feira para a delegacia de Ceará-Mirim. "O homem vai prestar depoimento ao delegado Antônio Pinto, responsável pelo caso", acrescentou.
A polícia tem dois suspeitos de participação no duplo homicídio. O primeiro se apresentou no dia 17 de fevereiro na delegacia de Ceará-Mirim. O suspeito, um mototaxista de 43 anos, alegou inocência e disse que apenas presenciou o crime. Ele foi liberado e responde em liberdade.
O caso
Os bolivianos Alan Raul Torrez Torrez, de 23 anos, e Cristhian Torrez Galarza, de 25, foram encontrados mortos no quintal de uma creche no dia 10 de fevereiro em Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal.
Segundo o delegado Antônio Pinto, que conduz as investigações, os estrangeiros estavam em um bar acompanhados de uma mulher quando decidiram sair e ir para a casa dela. Chegando lá, houve uma discussão entre os bolivianos e os dois suspeitos.
"Os suspeitos já teriam se relacionado com essa mulher e ficaram com ciúmes porque os bolivianos estavam com ela", disse o delegado.

Do G1 RN

Semana do Planalto: vacina contra a dengue, diretora da OMS e visita oficial ao Chile

Presidenta defende equilíbrio fiscal para criar ambiente favorável a investimentos no Brasil


“Equilibrar o orçamento […] não é um fim em si. Você faz isso porque é essencial para que se crie um ambiente favorável ao investimento”, disse a presidenta Dilma em entrevista a jornalistas, neste sábado (27), em Santiago, no Chile. Uma das ações necessárias para isso é estabilizar a situação fiscal do País, o que passa necessariamente por uma reforma previdenciária. Dilma explicou que isso não é sinônimo de tirar direitos dos trabalhadores.

“O Brasil tem sólidas estruturas. Precisa agora de uma âncora no fiscal, precisa de uma reforma previdenciária, não para tirar direitos do trabalhador, mas para garantir esses direitos no futuro”.
A presidenta também defendeu que esta é uma reforma que não deve mudar regras da aposentadoria no curto prazo. “Podemos fazer uma reforma com tranquilidade em que você absorva todas as expectativas de direito. Mas que reconheça uma realidade, que é o fato, muito bom, que a população do Brasil está envelhecendo porque nossa expectativa de vida aumentou. E aqueles que trabalham vão ter que, progressivamente, sustentar uma parte maior da população que é a que não trabalha: os que aposentam e as crianças e os jovens”.

A presidenta destacou ainda que é necessário que se aumentem as receitas. “Nós não passamos por essa ponte sem receitas. E daí a importância da CPMF. Tudo isso só [se] faz por um motivo: queremos voltar a crescer”, afirmou a presidenta. Para isso é importante que haja também investimentos, apontou, tanto do setor privado quanto do público. Ainda em 2016, o governo vai realizar leilões de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias.

Dilma defendeu que haja um clima de união que favoreça o Brasil a recuperar o grau de investimento. “O Brasil precisa se unir. Os empresários, os que geram emprego e renda, percebem a força do Brasil”.

Políticas econômicas e sociais do Brasil são referências para América Latina, diz Cepal

Em seu segundo dia de visita oficial ao Chile, a presidenta Dilma vai se reunir com representantes da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), organismo da Organização das Nações Unidas criado para estudar e formular propostas de desenvolvimento regional.

O economista Antonio Prado é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de secretário-geral adjunto da Cepal. Ele garante que as políticas do Brasil de redução da desigualdade e de combate à pobreza têm servido de inspiração para outros países. “É muito importante dizer que a própria prática de política econômica e social do Brasil passa a ser uma referência relevante. O combate à pobreza no Brasil foi muito bem sucedido, com políticas bem estruturadas, bem coordenadas e que vêm sendo motivo de exemplo para vários países da região”, afirma.

Na avaliação de Prado, o protagonismo brasileiro se estende também às discussões sobre o desenvolvimento sustentável e questões climáticas. “O Brasil tem dado exemplos bastante fortes no sentido de permitir que uma agenda mais ambiciosa de transformações dos problemas internacionais possam encontrar solução”, diz.

A maior participação brasileira em foros internacionais de discussão também comprova a posição de liderança do país, segundo o dirigente. “O Brasil é a sétima economia mundial, é um país com grande população, que tem grande capacidade e capacidade também de liderança e de influência. Portanto tem um papel a cumprir não somente nos foros regionais, como o Mercosul, a Unasul, a Celac, mas também em organismos extra-regionais como os Brics, mas fundamentalmente em organismos multilaterias como o Fundo Monetário Internacional, como o Banco Mundial e as próprias Nações Unidas, onde o Brasil há muito tempo vem lutando para fazer parte do Conselho de Segurança”, assegura.

Para Antonio Prado, a visita da presidenta brasileira à sede da entidade carrega consigo um simbolismo muito especial. “A presidenta Dilma tem uma formação econômica com influência Cepalina, portanto, nós estamos recebendo em nossa casa uma presidente que é amiga do pensamento histórico estrutural da Cepal. Mas também porque é uma presidente que tem um compromisso profundo com o tema da igualdade, que está no centro da agenda da Cepal”, garante.

Spider brinca muito, leva sustos e acaba derrotado por guerreiro Bisping

Anderson Silva x Michael Bisping (Foto: Getty Images)
Parecia o velho Anderson Silva. Com a confiança lá em cima, o Spider relembrou os velhos tempos ao andar sobre a linha tênue das brincadeiras dentro do octógono. Provocou o rival Michael Bisping com gestos, movimentos e esquivas arriscadas, chamou-o para o combate e instigou contra si a torcida inglesa que compareceu à O2 Arena, em Londres - até levou bronca de seus treinadores por não dar continuidade aos ataques. Antigamente, ele nocautearia e sairia como gênio. Só que na noite deste sábado o resultado foi diferente. Anderson não foi nocauteado como quando enfrentou Chris Weidman pela primeira vez, mas perdeu assim mesmo. O resultado saiu na decisão unânime dos jurados (triplo 48 a 47 a favor de Bisping).
O brasileiro reclamou muito, mas o fato é que enfrentou um verdadeiro guerreiro. Bisping chegou a ser nocauteado com uma joelhada voadora, o problema é que o gongo do terceiro para o quarto rounds já havia tocado. Ou seja, não valeu, e o inglês teve força para se recuperar e pressionar Anderson até o fim. Antes do incidente, Bisping havia dado dois knockdowns em dois momentos de susto para o Spider.
- Não tem como vencer de um jeito, eles tentam tirar do outro. Aqui está que nem o Brasil: corrupção total - detonou Anderson Silva ao fim do combate.
O jejum do Spider permanece. A última vitória foi em outubro de 2012, contra Stephan Bonnar. Após cumprir suspensão por doping, que inclusive lhe tirou o triunfo de janeiro de 2015 sobre Nick Diaz, ele agora tem outra grande decepção ao retornar. Bisping, por sua vez, conquistou a maior vitória da carreira e pode, quem sabe, alcançar o sonho de disputar o cinturão dos médios (até 84kg) do UFC pela primeira. Luke Rockhold, atual campeão, já o venceu uma vez e tem revanche contra Weidman agendada.
A luta: Spider leva knockdowns
Ao entrar no octógono, Anderson parecia focado. Sem sorrir, manteve a seriedade. Olhos vidrados em Bisping na apresentação dos lutadores. E antes do duelo, a surpresa: desafetos durante a semana, os dois apertaram as mãos em sinal de paz. Mas a paz durou pouco.
Movimentando-se de um lado para o outro, Anderson esperou os primeiros ataques de Bisping e se esquivou bem. Ao levar o primeiro soco, começou sua luta. Não demorou a fazer seus antigos e tradicionais movimentos com a guarda para confundir o rival. Na sequência, baixou os braços e chamou Bisping para o duelo. Na grade, Anderson brincou e se esquivou de dois chutes. Quando foi para cima, levou uma forte esquerda de Bisping, o primeiro knockdown, mas logo se recuperou. O round terminou pegando fogo. Anderson foi até Bisping, que o empurrou.
No segundo assalto, Spider voltou a ficar de costas na grade e intimou Bisping a ir para cima. A esquiva foi brilhante. Como quem estivesse com medo de levar um contragolpe, Bisping botou a mão na cintura e parou. Anderoson sorriu e foi até ele para "recomeçar" a luta. Extremamente confiante, tirou o olho do oponente e chegou a olhar para seu córner Rafael Feijão por alguns segundos, fazendo sinal de positivo para a instrução. Bisping se irritou o mostrou o dedo do meio para Feijão.  Brincando demais, Anderson foi atingido por uma combinação de três golpes no rosto e levou outro knockdown, para o delírio da torcida inglesa. Bisping tentou o ground and pound, mas os golpes foram bem defendidos.
Os sustos não surtiram efeito, e Spider manteve a postura provocativa, tentando desestabilizar o mental de Bisping. Em um ataque do inglês, brasileiro tentou acertar uma cotovelada de baixo para cima, como havia nocauteado em sua última luta na Inglaterra, anos atrás. Anderson acertou bom direto, mas não balançou Bisping. Até que, em uma sequência polêmica, os dois trocaram golpes, Bisping reclamou que o protetor bucal saiu, e Anderson acertou uma joelhada voadora no rosto, nocauteando o adversário. Ele foi comemorar na grade, membros de sua equipe entraram no octógono, mas nada valeu. O tempo já tinha acabado. Só deu tempo de Bisping, de consciência recuperada, limpar o rosto ensanguentado para voltar ao round seguinte
Bisping resiste a chute à la Vitor Belfort
O baque mexeu um pouco com Anderson, que demorou a reagir. Enquanto isso, o guerreiro Bisping o atacava. O Spider voltou ao normal, provocou e atacou no fim. E mais uma vez os dois trocaram golpes no soar do gongo.
No quinto e último round, Anderson encaixou um chute alto na cabeça de Bisping, que não se abalou. O árbitro Herb Dean não demorou a interromper a luta por causa do forte sangramento no rosto do inglês. Na volta, Anderson aplaudiu o rival, e os dois se cumprimentaram. A torcida aumentou o apoio lutador da casa. Anderson contra-atacou com um chutaço frontal no queixo, semelhante ao que nocauteou Vitor Belfort em 2011, e balançou o inglês, que seguiu firme. O brasileiro foi para cima, usou a esquiva e atacou com socos. Bisping tentou botar para baixo, mas Anderson defendeu bem. E nos últimos segundos, os dois optaram pela segurança. Ambos achavam que sairiam vencedor. Mas quem saiu feliz foi somente Bisping, que incendiou a O2 Arena.



Programe seu fim de semana com o Agendão

OS ADVOGADOS LÉRCIO LOPES E ALDENICE SANTANA BATIZARAM A HERDEIRA CECÍLIA DELÇA

X
O casal Lércio Lopes e Aldenice Santana batizou na manhã do domingo(21), a pequena Cecília Delça Santana Lopes. A cerimônia religiosa foi presidida pelo padre Ajosenildo Nunes, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta. Cecília recebeu como padrinhos os tios Pablo Henrique Lopes e Zeandra Lucena.
X
Ao mesmo tempo o casal Lércio Lopes e Aldenice Santana recebeu como afilhado o sobrinho Thiago Luiz Bezerra Lopes, filho do casal padrinho de Cecília.
X
Após o evento religioso os familiares dos novos cristãos comemoraram o acontecimento na residência dos advogados Lércio Lopes e Aldenice Santana, localizada no centro da cidade de Nísia Floresta.

do blogdedaltroemerenciano

Boa Aluna: Deborah Secco faz aulas de surfe com marido. Veja as fotos!

Deborah Secco mostrou que está bem focada em aprender a surfar, durante a tarde desta quinta-feira (25). A atriz foi clicada na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, enquanto tirava ao short para poder aprender algumas posições ainda na areia.

Sempre com a ajuda do maridão, Hugo Moura, ela imitou os movimentos e tentou pegar certinho cada instrução do amado.

Em seguida, Deborah e Hugo se jogaram no mar para poder colocar em prática as aulas e parece que ela leva jeito, já que conseguiu se equilibrar.
do  O Fuxico

Miss Bumbum volta para indústria pornô: 'Topei pela grana'

Miss Bumbum volta para indústria pornô: 'Topei pela grana'
Depois de deixar a carreira de atriz pornô de lado para se dedicar ao Miss Bumbum, Débora Dunhill resolveu voltar para a indústria de filmes adultos. A loira volta a gravar na próxima semana e contou que recebeu uma proposta da Brasileirinhas para ser protagonista de um filme.

“A proposta foi tentadora e o cachê está bem acima do que as produtoras costumam pagar. É muito dinheiro, são alguns milhares de reais. Assinei o contrato hoje, mas inicialmente será apenas para um filme", revela. "Fiquei por mais de 8 anos na indústria pornô e essa foi sempre a minha profissão. Não vejo problema em voltar, até porque não consigo viver só como modelo. Topei pela grana”, afirmou.

Além disso, ela contou que depois do concurso, as oportunidades de trabalho aumentaram, mas não o suficiente para ela se manter. Débora também teve uma despesa extra no início do ano com exames de saúde, já que sofreu um aborto espontâneo e perdeu o filho que esperava. "Me endividei por causa disso", confessa.

Já sobre o que as pessoas vão falar, a Miss Bumbum garante que não se importa. Ela lida com o preconceito desde que entrou no segmento de filmes adultos. "Isso sempre vai existir. Seja pelo fato de ser ex-atriz ou por ainda estar trabalhando com isso. Sempre levei como profissão e agora não será diferente".

do O Fuxico

Conheça a modelo colombiana que teve uma noite louca com CR7

Cristiano Ronaldo é bastante famoso por conquistar belas mulheres. Ao que tudo indica, o gajo emplacou mais uma. Trata-se da bela modelo Nataly RincónAssista aos programas da Record no R7 Play
Cristiano Ronaldo é bastante famoso por conquistar belas mulheres. Ao que tudo indica, o gajo emplacou mais uma. Trata-se da bela modelo Nataly Rincón
De biquíni, ela dá ainda mais o que falar
De biquíni, ela dá ainda mais o que falar
O que você achou da beldade?
O que você achou da beldade?
A retaguarda da musa é sempre muito elogiada...
A retaguarda da musa é sempre muito elogiada...
Assim como a sua comissão de frente
Assim como a sua comissão de frente
De biquíni, ela dá ainda mais o que falar
De biquíni, ela dá ainda mais o que falar
Nataly deixou CR7 louquinho
Nataly deixou CR7 louquinho
Além de vestir a camisa do Real, a musa também mostra que veste a camisa da Colômbia
Além de vestir a camisa do Real, a musa também mostra que veste a camisa da Colômbia
Esse modelo é de muito respeito
Esse modelo é de muito respeito
Além de sensual, Nataly também se destaca pela beleza
Além de sensual, Nataly também se destaca pela beleza
O que você achou da beldade?
O que você achou da beldade?
Veja também: Essa é a moda: 20 belfies de atletas que vão te deixar babando
Veja também: Essa é a moda: 20 belfies de atletas que vão te deixar babando



do R7

Renan e Tamiel são os novos Líderes do BBB16 e dividem prêmios

BBB 16 - 26-02-2016 - 22:45:11 (Foto: Minuto a Minuto - BBB)
E, em seguida, o apresentador sacramenta a nova liderança: "Tamiel e Renan, vocês continuam juntos no Quarto do Líder. Oh, que alegria!", anuncia. Bial explica que a dupla vitoriosa na Prova do Líder vai ter que escolher entre os prêmios: "Qual de vocês vai abrir mão de um carro 0 km por uma imunidade e R$ 10 mil?", questiona.
Tamiel diz que Renan pode decidir e o modelo sentencia: "O Tamiel me deu mais força durante toda a prova, então, vou deixar o carro pra ele". Bial, então, anuncia: "Então, Tamiel acaba de ganhar uma Fiat Strada Adventure 2016. Você merece!", parabeniza.
Antes de anunciar os novos Líderes do BBB16, Pedro Bial mostra em um VT o tira-teima da Prova do Líder Fiat Strada. Confira no vídeo alguns momentos da prova:

do gshow.globo

Secretaria de Movimentos Populares promove seminário LGBT em Brasília

Secretaria de Movimentos Populares promove seminário LGBT em Brasília
Convidamos as Direções Nacional, Estaduais e Distrital, Municipais, os membros dos Setoriais e secretarias do PT, bem como as/os deputados, senadores, militantes LGBT do PT, CUT, UNE e demais movimentos sociais para o Seminário de Planejamento do Setorial Nacional LGBT do PT. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, a partir das 10h, na sede do PT Nacional, em Brasília. Veja a pauta:

1 – Análise de conjuntura;

2 – Organização do Setorial;

3 – Encontros Setoriais 2016;

4 – Conferências LGBT;

5 – As lutas pelos Direitos Humanos e cidadania para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, contra a homofobia, o Golpe e em defesa da democracia e do estado laico.

Contamos com a presença de todas/os!

Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT

Setorial Nacional LGBT do PT

Serviço

Seminário de Planejamento do Setorial Nacional LGBT

Quando: 26 e 27 de fevereiro, às 10h

Onde: Sede do PT Nacional, em Brasília

SCS Quadra 02 Bloco C ed. Toufic nº 256 – Asa Sul


Luta em defesa da Petrobras também é luta do PT, diz Falcão

Luta em defesa da Petrobras também é luta do PT, diz Falcão
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, reafirmou, em coletiva após reunião do Diretório Nacional da legenda, nesta sexta-feira (26), que a luta em defesa da Petrobras é uma luta, também, do partido.

“Somos favoráveis à manutenção integral da lei do pré-sal instituída no governo do presidente Lula. Não queremos nenhuma mudança. Vamos lutar com a nossa bancada, na Câmara, para que o que foi aprovado no senado não prospere”, explicou.

“A luta dos petroleiros em defesa da Petrobras é também uma luta do PT”, completou.

Falcão também afirmou que há, atualmente, um “impeachment” cautelar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O que me preocupa mais é a democracia em risco. Isso não vai afetar só o PT, mas qualquer brasileiro. É preciso quebrar esse clima de intolerância, defender a democracia”, cobrou.

Durante a reunião, o PT aprovou um documento com propostas econômicas. Segundo Falcão, o texto visa dialogar com a sociedade e com o governo. “Essas propostas, inclusive, prevêem um debate amplo nos diretórios do PT, com a Frente Brasil Popular, para que essas propostas ganhem mais apoio”, explicou.

O presidente do partido reforçou, no entanto, que as propostas não são “ultimatos”. “Não estamos fixando prazo para o governo aceitar ou não”, disse.

“Achamos que há algumas medidas que precisam ser adotadas de imediato para reverter o quadro de dificuldades econômicas.

Além disso, Rui Falcão voltou a criticar as investigações partidarizadas contra o PT. “Esse tipo de investigação e de avaliação me leva a crer que temos que tomar muita cautela todo tipo de informação que aparece assim”, avaliou.

Sobre o senador Delcídio do Amaral, Rui explicou que o partido definiu, durante a reunião, constituir uma comissão para avaliar o caso. O grupo deverá apresentar um relatório na próxima reunião do Diretório Nacional, com o direito de defesa mantido. No entanto, até a deliberação, Delcídio continuará suspenso.

da Agência PT 

PT COMEMORA SEUS 36 ANOS NESTE SÁBADO NO RIO DE JANEIRO

O presidente do PT/RN e vereador de São Gonçalo do Amarante participará da comemoração nacional dos 36 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Também estarão presentes no evento, a senadora Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro.
A comemoração acontece no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro, em 27 de fevereiro, e promete contar com as principais personalidades nacionais do partido, além de show do sambista Diogo Nogueira e da bateria da Portela. Há também a expectativa da presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Eraldo, o aniversário do PT é uma data para se lembrar das conquistas do partido: “queremos fortalecer a mobilização interna. Sabemos que o partido enfrenta forte  perseguição midiática, mas o  PT tem um imenso legado na defesa dos trabalhadores”.

Os três dirigentes potiguares também participam hoje da Reunião do Diretório Nacional e do ciclo de debates promovidos pela Fundação Perseu Perseu Abramo em comemoração aos 36 anos do PT.

do opotiguar

RN 002 em Golandi, distrito de Nísia Floresta/RN, vem causando várias Dificuldades aos Condutores que Trafegam pela mesma

A RN 002 nas aproximidades de Golandi, próximo a Linha do Trem, vem prejudicando vários Condutores de Veículos e Motociclistas que Trafegam pela RN, devidos aos Excessos de Buracos, que se encontra na RN, dificultando a Velocidades dos Veículos, onde também, não só vem dificultando a Velocidade aos Condutores mas, sim também poderá até causar Danos aos mesmos. A RN 002 que dar acesso a Senador Georgino Avelino e Arez, cruzando com a BR 101 próximo a Usina Estivas, gostaríamos de chamar atênção, os Órgãos competentes para que venha ser tomada providências, já que a RN tem um bom Volume de Tráfego de Veículos.

Vídeo: RN 002 em Golandi, distrito de Nísia Floresta/RN, vem causando várias Dificuldades aos Condutores que Trafegam pela mesma

A RN 002 nas aproximidades de Golandi, próximo a Linha do Trem, vem prejudicando vários Condutores de Veículos e Motociclistas que Trafegam pela RN, devidos aos Excessos de Buracos, que se encontra na RN, dificultando a Velocidades dos Veículos, onde também, não só vem dificultando a Velocidade aos Condutores mas, sim também poderá até causar Danos aos mesmos. A RN 002 que dar acesso a Senador Georgino Avelino e Arez, cruzando com a BR 101 próximo a Usina Estivas, gostaríamos de chamar atênção, os Órgãos competentes para que venha ser tomada providências, já que a RN tem um bom Volume de Tráfego de Veículos.

9 sinais de câncer na próstata que nenhum homem deve ignorar! Veja…

O câncer de próstata é, entre os homens, o segundo tumor que mais causa mortes no Brasil.

Por isso é de grande importância identificar de forma precoce o câncer, pois teremos mais chances de lutar contra o tumor.
Os primeiros sinais do câncer de próstata podem passar despercebidos, e muitos dos sintomas acabam sendo confundidos com outras doenças.
Conheça nove sinais da presença do câncer de próstata:
1. Dificuldade de urinar
Este sintoma é facilmente confundido com infecção urinária.
O homem que tem câncer de próstata pode sentir desconforto, coceira, além de demorar a conseguir urinar.
2. Aumento da frequência urinária
Há um grande aumento na vontade de urinar, principalmente à noite.
Este sintoma pode ser confundido com o diabetes, cuidado!
3. Dores na região lombar
É muito comum sentir dores na região inferior das costas.
Muitas vezes, essas dores são  associadas a dores musculares e acabamos não dando a importância devida.
Faça um exame médico caso as dores na região lombar se estendam até as coxas e quadris.
4. Dores na uretra
Há dores intensas na uretra e na bexiga com sensação de queimação.
A dor é parecida com aquela que sentimos quando a urina é presa.
5. Diminuição da força da urina
Há uma grande dificuldade em conseguir terminar de urinar.
Este sintoma também é confundido com a infecção urinária.
6. Dores nas costas enquanto se faz xixi
Este é um sintoma bem comum e a dor é intensa.
7. Sangue nos fluidos
Devido à presença de sangue, é notável a mudança de cor da urina, da pré-ejaculação e do sêmen.
8. Dificuldades durante o sexo
O câncer de próstata provoca dores intensas na hora da ejaculação e grande dificuldade de ereção.
9. Dores nos ossos
Devido à presença de células malignas no organismo, ocorrem inflamações pelo corpo que provocam dores intensas nos ossos e nas articulações.
Sentir dores nas coxas, costas e pelve é muito comum e é bastante confundida com a dor no nervo ciático.
ATENÇÃO!
Recomendamos que você procure um médico urgente caso sinta algum dos sintomas acima.
Pode não ser nada.
Porém é muito importante investigar.

Vivaldo sugere que Saúde faça notificação dos casos de Guillain-Barré

Preocupado com o aumento do número de casos da síndrome Guillain-Barré no Estado, o deputado Vivaldo Costa (PROS) fez pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (25) alertando a população para se prevenir. O parlamentar também apresentou requerimento para que a Secretaria de Saúde passe a fazer a notificação compulsória da doença e solicitou ao Governo Estadual providências para que o Hospital Walfredo Gurgel, o maior do Rio Grande do Norte, tenha suporte para um possível aumento dos casos.



“Precisamos tomar providências porque no ano passado o Rio Grande do Norte passou de 13 para 36 casos e os meses de maior incidência estão por vir, março, abril e maio”, afirmou o deputado. Vivaldo Costa alertou para a gravidade desta e de outras doenças, como zyka vírus e dengue e para a insuficiência de leitos de UTI caso haja um rápido aumento de casos graves destas doenças.



O parlamentar disse que corrobora com a preocupação externada pelo neurologista Mário Emílio Dourado, da UFRN, que acompanha os casos de Guillain-Barré e foi o primeiro a alertar a Academia Brasileira de Neurologia sobre a associação da síndrome com o zyka vírus. Os pacientes vítimas desta síndrome tem fraqueza muscular, perdas motoras e paralisia flácida. A fraqueza pode atingir o tronco, braços, pescoço e músculos da face, entre outros sintomas.



Em aparte, o deputado Galeno Torquato (PSD) reforçou que o momento é praticamente de calamidade pública e o tema foi oportuno em plenário. “A Secretaria de Saúde tem que tomar providências urgentes. É importante a união do Estado com a sociedade civil organizada e outros entes como a Pastoral da Criança, que fez um excelente trabalho combatendo a desnutrição infantil no Nordeste para combater esse mosquito que está causando um grande dano”, explicou. 

da AL RN

Ezequiel Ferreira requer melhoria na infraestrutura hídrica do Trairi

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, solicitou que seja incluído o município de Tangará, na relação dos próximos convênios para construção de cisternas e que o Governo do Estado realize o estudo de viabilidade técnica para perfuração de poços nas comunidades de Catolé, assentamento Pica Pau, assentamento Fleita, Catolé de Baixo e povoado Trairi, em Tangará, região Trairi.


“Tangará tem 5 mil habitantes na Zona Rural. E, com intuito de atender as comunidades mais necessitadas é preciso incluir a cidade no Programa Nacional de Cisternas, uma ação do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, através da Sethas”, disse Ezequiel Ferreira que preside o Comitê de Ações de Combate a Seca na Assembleia Legislativa e que também cobrou uma atenção especial em relação à perfuração e instalação de poços no município como forma de manter o fornecimento d´água para a população.

da AL RN

Governador em exercício recebe grupo de produtores rurais

Na manhã desta quinta-feira (25), o Governador em exercício, Fábio Dantas, discutiu sobre o tema de endividamento rural com representantes do setor. O assunto foi uma Medida Provisória publicada no mês de janeiro pelo Governo Federal, prorrogando o prazo de pagamento de dívidas rurais realizadas até 2006 e que não estejam na Justiça. Porém, a Comissão de Produtores Rurais do Estado afirma que apenas 5% dos detentores deste tipo de dívida no Rio Grande do Norte conseguem se beneficiar com a decisão.   Segundo a Comissão de Produtores Rurais do Rio Grande do Norte, as dívidas rurais no Estado somam mais de 154 milhões de reais e 95% dos produtores desta área já estão com processos na Justiça. A entidade elaborou um projeto que contempla todos os produtores para que este entre como uma nova emenda na Medida Provisória. O Governador em exercício, Fábio Dantas, afirmou que o Estado está sensível ao pleito dos produtores rurais. “Vamos tentar levar essa discussão à pauta da reunião dos governadores do Nordeste, para que a mobilização ganhe mais força para a votação no Congresso da Medida Provisória com a emenda sugerida”, disse Fábio Dantas. “Queremos quitar as dívidas, mas para isso precisamos de melhores condições, prazos e descontos”, explicou a coordenadora da Comissão, Joana D’arc Pires. Ainda participaram da reunião o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Haroldo Abuana Osório; o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton França; o prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra, representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores e outras entidades do setor.

da ASSECOM/RN

Governador Robinson Faria cumpre primeiros compromissos na Colômbia

O governador Robinson Faria iniciou na manhã desta quinta-feira (25) os compromissos da agenda oficial na Colômbia se reunido com a Embaixadora da Colômbia no Brasil, Patrícia Cárdenas, e com autoridades do Governo colombiano, especialistas em segurança pública, Hugo Acero, ex-secretário de segurança pública de Bogotá e Gonzalo Francisco, responsável em promover a estratégia de segurança e convivência naquele país. Durante o encontro, foram apresentadas as principais metodologias utilizadas pelo governo colombiano que possibilitaram a redução das taxas de violência do país. “Estamos aqui representando os anseios da população norte-rio-grandense, que busca melhorias para sua segurança pública, e por isso viemos conhecer mais de perto as ações aplicada pelas autoridades colombianas que se tornaram referência mundial na redução da violência e estabelecimento da paz social”, disse o governador Robinson Faria. Durante a reunião foi destacada a importância do Governo no processo de integração das forças de segurança, poder judiciário, instituições privadas e sociedade civil. Também foi discutida a importância do fortalecimento dos setores estatísticos e de análise criminal que garantam o mapeamento confiável dos crimes por regiões, com a unificação de dados das forças de segurança e colaboração da imprensa e universidades. O governador Robinson Faria ainda recebeu de Gonzalo de Francisco, o plano de segurança desenvolvido na gestão do Presidente Andrés Pastrana, no ano de 2000, que detalha as estratégias nacionais de convivência e segurança cidadã implementadas pelo Governo Colombiano, integrados ao Plano Colômbia, fundamentais ao combate ao tráfico, contrabando e redução de homicídios no país. Na Prefeitura de Bogotá, a comitiva do Rio Grande do Norte foi recebida pelo secretário de segurança da cidade, Daniel Mejía, renomado economista que se tornou referência na luta contra a violência e o tráfico de drogas. Na ocasião, foram apresentadas as principais medidas que fizeram o Governo de Bogotá retomar a liderança em matéria de segurança e convivência cidadã e manter pelos últimos anos uma redução de cerca de 50% das taxas de homicídios na cidade quando comparado com o ano de 1993, quando se chegou a índices preocupantes. O atual índice de homicídio da cidade é 17 por cada 100 mil habitantes. “Empenhamos esforços para buscar uma maior aproximação do Governo Colombiano com outras entidades, realizamos intervenções para melhorar espaços públicos e focamos nossas forças policiais nas áreas onde se concentram as manchas criminais, de forma a incentivar a cultura cidadã com investimentos em projetos sociais”, disse o secretário de segurança, Daniel Mejía. O plano de segurança de Bogotá também inclui a identificação dos crimes considerados mais críticos pela população, o mapeamento de pontos de maiores incidências criminais para intervenção policial e estabelece um tempo médio de patrulhamento por área, determinando cercas eletrônicas virtuais onde devem ser concentrados os serviços das forças policiais. Cada policial militar da cidade, por exemplo, possui um equipamento do tipo GPS que a cada 30 segundos envia dados que possibilitam localizar o seu exato posicionamento no território de atuação. “Um dos pontos ressaltados pelo secretário de segurança de Bogotá foi a participação da população no combate ao crime, o que se chama de ‘cultura cidadã’. Através de denúncias, que podem ser anônimas, a população tem colaborado muito para que a Polícia local consiga atuar de uma forma mais efetiva”, disse o governador Robinson Faria. No ministério das Relações Exteriores, a comitiva foi recepcionada pela vice-ministra das Relações Exteriores, Patti Londoño. Durante o encontro, além do tema que motivou a agenda na Colômbia, também foram discutidos assuntos como Saúde Pública, Economia e Turismo, sendo tratado, inclusive, a ampliação de rotas que facilitem a conectividade de ambos os países. O governador também destacou alguns dos trabalhos implementados por sua gestão, planejadas com base nos modelos desenvolvidos na Colômbia e Nova York, tais como as Áreas Integradas de Segurança Pública e o Ronda Cidadã. “No ano passado, nossa gestão tomou a iniciativa de integrar as ações das polícias Civil e Militar, inspirado nos modelos de Nova York (EUA) e Bogotá (Colômbia), e criou locais de monitoramento conjunto para as forças de segurança, as chamadas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). O Projeto foi resultado de um estudo que compreende a área territorial, população, indicadores sociais e infraestrutura urbana. Essa ações têm garantido uma maior convergência dos trabalhos das duas polícias na prevenção e investigação dos casos de violência, obtendo assim um diagnóstico específico de cada área para as intervenções necessárias à melhoria da qualidade de vida da população”, disse o governador. Ele ainda citou a importância de uma maior participação dos Governos Federal e Municipal nas ações relacionadas à segurança pública, semelhante ao que acontece na Colômbia. “Por enquanto, em nosso país, a segurança pública é uma responsabilidade que tem se concentrado nas gestões dos Estados, diferentemente da Colômbia onde há uma maior participação dos Governos Federal e Municipal nestas questões. Pretendemos levar essa discussão a Presidente Dilma Rousseff buscando ampliar essa discussão”, declarou Robinson. À tarde, a comitiva participa de um almoço com o Ministro da Fazenda da Colômbia, Mauricio Cárdenas, e se reúne com o vice-ministro da Defesa para Políticas Internacionais, Anibal Fernandez e o vice-ministro para o Grupo Social e Empresarial da Defesa (GSED), o General José Javier Pérez Mejía. 

da ASSECOM/RN