Lixo público ainda é um problema para o município de Senador Georgino Avelino/RN

No último 31 de janeiro de 2017, após informações nos passada por internautas, o blog Senador Georgino Avelino Minha Cidade, decidiu averiguar a real situação da informação que envolve o local onde são colocados a coleta do lixo público do município de Georgino Avelino. 
O lixo que produzimos não pode ir para qualquer lugar. O espaço deve ser preparado para evitar contaminação do solo e problemas para o meio ambiente. Essa preocupação é responsabilidade de quem governa o município, no caso, o poder público, ou melhor, o executivo municipal.
Na informação nos passada por internautas, os mesmos, relatam a situação de que o lixão, que fica próximo a uma estrada carroçável ainda no município, está em uma situação agravante. Segundo fomos informados, o lixo do local não se encontra em uma apropriação adequada, como é para ser, contando ainda com muitos pernilongos e insetos, um dos internautas nos comunicou que ao passar próximo ao local em um veículo, resolveu parar para olhar, e no momento, as moscas já se apropriavam ao veículo, momento em que o internauta, decide sair o mais rápido possível do local. 
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano ou rural.
 Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, para o ar e para as pessoas que precisam trabalhar nele. Com esse lixo misturado com produtos tóxicos o solo fica muito contaminado e isso pode afetar os alimentos.
No ano de 2013, nosso Blog mostrou uma situação parecida, que foi o antigo lixão do município, ao qual, foi adequado através de valas, após os dias de coleta o lixo chegava ao local e era enterrado em valas. 
Hoje no município, podemos observar um risco aos moradores, principalmente do distrito da cidade em carnaúba, pois, em um período de chuva, os entulhos, podem descerem para próximo as residências do distrito, pois o local, onde se encontra o lixão é um terreno declive. No mais, o risco não está só ai, além da poluição e contaminação do Rio que passa pelo distrito, pode ser agravado, já que se aproximamos de um período chuvoso, também vemos um risco para aqueles catadores de lixos que chegam ao lixão para reciclar, pois, de um momento para outro, podem serem surpreendidos com a dengue, pois em lixões de cidades, o risco é constante do mosquito da dengue.
Nas cidades que contam com serviços de coleta do lixo esse é armazenado em dois tipos de “depósitos”: os lixões nos quais os dejetos ficam expostos a céu aberto e os aterros sanitários onde o lixo é enterrado e compactado. 
Os lugares que abrigam os depósitos de lixo geralmente estão localizados em áreas afastadas das partes centrais do município. O ideal para o município, seria os aterros sanitários, onde o lixo seria enterrado e compactado, em vez de os lixões ficarem expostos a céu aberto, prejudicando o solo e ao reciclantes.
No dia 31 de janeiro de 2017, até o momento em que nosso blog fotografou o Lixão da cidade, o lixo se encontrava no local, ao qual mostra as imagens, mas, ainda não sabemos se alguma providência foi tomada por parte da prefeitura municipal referente ao local do Lixão.
Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário