"A impressão que tenho é que a prefeita ainda não sentou na cadeira de prefeita" Afirma Médico e Escritor Epitácio de Andrade Filho em entrevista ao Blog

Nesta quinta-feira (27), entrevistamos o Escritor e Médico Psiquiatra Epitácio de Andrade Filho, onde nos esclareceu diversos pontos, relacionados a Cidadania Georginense. Epitácio de Andrade Filho, médico, intelectual, que conhece bem o município de Senador Georgino Avelino, nos destacou ainda, diversas soluções para algumas situações na cidade.

Em entrevista, Epitácio, nos respondeu, como ele ver hoje o município, qual seria o principal desafio, e qual a principal solução na cidade. Em relação á Administração Pública, o Médico nos afirmou "A impressão que tenho é que a prefeita ainda não sentou na cadeira de prefeita, parece que a gestão não começou".
Confira entrevista completa abaixo:

COMO O SR. VER HOJE O MUNICÍPIO DE SENADOR GEORGINO AVELINO?
Um município belíssimo, com muitas potencialidades que não estão voltadas para o seu desenvolvimento sustentável.

EM SUA OPINIÃO, QUAL O PRINCIPAL DESAFIO QUE O MUNICÍPIO ENFRENTA HOJE, E QUAL SERIA A PRINCIPAL SOLUÇÃO?
Acredito que o principal problema do município é a falta de saneamento básico, a solução passa pelo processo de conscientização da população, para isso seria necessário a prefeitura dispor de uma competente Assessoria de Comunicação para fomentar e organizar o debate na sociedade Georginense, o que não está ocorrendo no momento.

MAIS DE 100 DIAS DE GOVERNO DA ATUAL GESTÃO DO MUNICÍPIO, EM SEU PONTO DE VISTA, O QUE MUDOU DURANTE ESSE TEMPO DE NOVA GESTÃO?
A impressão que tenho é que a prefeita ainda não sentou na cadeira de prefeita, parece que a gestão não começou, e olhe que a gestão anterior foi fraquíssima foi uma gestão familiar, onde quem mandava era a primeira-dama, autoritariamente.

COMO O SR. VER A CULTURA DO MUNICÍPIO?
Abandonada, a gestão anterior deixou a banda de música desativada, um dos maiores atrativos da cultura potiguar, a marujada, está esquecida, as cantoras dramáticas Marilu e dona Irene, com 94 anos, sequer uma homenagem o município lhes presta.

SABEMOS QUE AS DROGAS É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA SOCIEDADE. EM SUA OPINIÃO, QUAL SERIA A SOLUÇÃO PARA AMENIZAR ESTA SITUAÇÃO QUE AFETA TAMBÉM O MUNICÍPIO DE GEORGINO AVELINO?
A questão das drogas psicoativas ilegais não é um problema de grande magnitude em Senador Georgino Avelino. Neste campo, no município o grande problema ainda é o alcoolismo.

COMO O PODER PÚBLICO PODE CONTRIBUIR PARA UMA PREVENÇÃO A ESSES DOIS PROBLEMAS?
Em Senador Georgino Avelino, poderia começar com a reorganização do programa de saúde mental, criado em 1997, que a gestão anterior desarticulou.

MAS, O SR. FOI MÉDICO NA CIDADE NESTA ÁREA, NESTE PERÍODO O SR. ESTAVA AQUI PELO MUNICÍPIO?
Meu pára-quedas aterrissou em Senador Georgino Avelino, exatamente no ano de 1997. Desde então trabalho no município, com ou sem salário.

EM SUA OPINIÃO O QUE PODERIA SER FEITO NO MUNICÍPIO PARA UM RESGATE CULTURAL?
O dia 20 de janeiro, nascimento do mestre Sebastião Paulino, deveria ser municipalizado como dia do Folclore local, e neste dia anualmente ser realizado um evento de âmbito estadual, a criação de um museu seria de grande importância para esse resgate.

UM MUSEU NA CIDADE SERIA UMA FORMA DE ATRAIR TAMBÉM TURISTAS DE DIVERSAS LOCALIDADES? PARA ASSIM CONHECER MELHOR O NOSSO MUNICÍPIO?
Hoje o município tem um tipo de turismo  conhecido como turismo visual, onde o turista vem ao município fotografa nossas belezas e vai embora, esse tipo de turismo deixa muito pouca renda para o município. Na verdade, Senador Georgino Avelino, ainda não tem turismo, porque o que caracteriza o turismo é a pernoite, e Georgino Avelino ainda não tem infra-estrutura de hospedagem.

DIRECIONANDO O TEMA PARA A AGRICULTURA; COMO O SR. VER HOJE A CLASSE AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO?
Acho que a grande vocação agrícola de Georgino seja a cultura do coco, sendo o tirador de coco, um trabalhador sub-valorizado e sem apoio; acredito que a criação do SINTRAF (Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar) traria muitos benefícios para o município.

COMO O SR. VER HOJE A PESCA DO NOSSO MUNICÍPIO?
O município poderia incrementar o setor pesqueiro, através do incentivo para a fabricação de pequenas embarcações (canoas) e da realização do festival da Ostra e da festa da Tainha. O pescado, por meio de um programa de compra direta deveria fazer parte do cardápio da merenda escolar.

HOJE TEMOS DIVERSOS CATADORES DE CRUSTÁCEOS NO MUNICÍPIO, E ESSES CRUSTÁCEOS ESTÃO SENDO COMERCIALIZADOS POR PREÇOS MUITO ABAIXO DOS VALORES QUE DEVERIAM SER COMERCIALIZADOS, POR NÃO TER UMA INSTITUIÇÃO QUE COMPRE AOS MARISQUEIROS, VALORIZANDO ASSIM O PREÇO IDEAL.

 COMO O SR. VER ESTA SITUAÇÃO E COMO O PODER PUBLICO PODERIA AJUDAR A ESSES PESCADORES?
O papel desenvolvido pelas mulheres é de fundamental importância para a preservação da área de proteção ambiental Bonfim-Guaraíras, a capacitação e a formação de cooperativas de mulheres para beneficiamento dos moluscos (Sururu, Unha-de-velho) e do camarão, permitindo a criação de produtos como o hambúrguer de sururu, possibilita a agregação de valor ao produto final, melhorando a renda dos/as trabalhadores da pesca. 

Foto: Via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário