Mineiro cobra reinício de obras que trarão águas do Velho Chico ao RN

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT-RN) percorreu neste domingo (18) , na região de Cajazeiras (PB), vários trechos do projeto de transposição das águas do São Francisco e cobrou a retomada das obras paralisadas pelo Governo Federal. “Essas obras são fundamentais para diminuir os problemas econômicos e sociais provocados pela falta de água no Rio Grande do Norte e nos estados vizinhos. Por isso, precisam ser retomadas imediatamente, para que o Eixo Norte do projeto seja concluído”, disse Mineiro.

Ele está em Cajazeiras para participar, nesta segunda-feira (19), da Caravana das Águas (leia mais aqui), uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, presidida por Fátima Bezerra (PT-RN), em parceria com as Assembleias Legislativas do RN e da Paraíba, e com a participação de igrejas, prefeituras e representantes dos movimentos sociais.
Mineiro visitou, junto com o deputado Jeová Campos (PSB-PB), as barragens de Caiçara, Boa Vista e Boqueirão, por onde passarão as águas do São Francisco antes de chegarem ao Rio Grande do Norte. Mas, para que isso aconteça, o Governo Federal precisa desobstruir um trecho de seis quilômetros no leito assoreado de um afluente da bacia do Piranhas/Assu.
Essa obra deveria começar no próximo mês, mas a licitação realizada pelo Ministério da Integração Nacional foi contestada por empresas desclassificadas. O caso espera por decisão do Supremo Tribunal Federal e é um dos focos da mobilização realizada pela Caravana das Águas. “Essa luta conjunta do povo da Paraíba e o do Rio Grande do Norte vai continuar mesmo depois que as obras recomeçarem, para fiscalizar o seu andamento e para garantir que elas sejam concluídas o mais rapidamente possível”, afirmou Jeová Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário