Fátima destaca importância da Unila e Unilab para democratização do acesso à universidade

A senadora Fátima Bezerra defendeu, nesta terça-feira (15), durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, a importância da Universidade Federal da Integração Latino–Americana (Unila), da Universidade Federal da Integração Luso-Afro Brasileira (Unilab) e dos institutos federais do Brasil, para o desenvolvimento social e economia do país e do Mercosul.

O atual governo vem tirando recursos do ensino superior para cobrir o rombo de suas despesas, prejudicando, mais uma vez, o funcionamento das instituições e a democratização do ensino superior. Além da questão financeira, a Unila, por exemplo, tem enfrentado tentativas de se acabar com seu projeto acadêmico. Existe na Câmara dos Deputados, uma emenda aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017, que reformula o FIES. A emenda desmembra parte importante da Unila, transformando-a em universidade específica, o que foge totalmente à ideia de integração latino-americana proposta em seu projeto original.
A senadora Fátima Bezerra lembrou que a Unila e a Unilab são importantes instituições de integração do ensino oferecidas, no primeiro caso, a jovens latino-americanos e, no segundo, aos estudantes de países de língua portuguesa, e não podem ser prejudicadas por medidas arbitrárias de um governo que já mostrou que não tem a educação como prioridade. “A educação é uma das áreas mais atacada pelo governo do presidente Michel Temer. Desde que ele assumiu a Presidência da República e Mendonça Filho, o Ministério da Educação, testemunhamos retrocessos antes inimagináveis no campo educacional”, disse.

Para a senadora, a situação de penúria que vive as universidades e os institutos federais falam por si. “Chegamos a um ponto em que as universidades não têm dinheiro sequer para pagar suas contas de água e energia elétrica. Investimento virou uma palavra proibida no dicionário das universidades e dos institutos”, completou.

Fátima informou também que pautará o tema, na próxima segunda-feira, na reunião do Parlasul, em Montevidéu.  “Vamos solicitar que a comissão de Educação e o Plenário se posicionem contra as tentativas de desmonte da Unila e da Unilab. Isto não pode prosperar. Temos que lutar pela expansão e pelo fortalecimento das universidades públicas brasileiras, e essas duas importantes instituições não podem ficar de fora”, destacou.

Além da parlamentar, o Rio Grande do Norte estava representado, na audiência pública, pela deputada Zenaide Maia e pelo o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte, Wyllys Abel Farkatt Tabosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário