BOLETIM ELETRÔNICO

Hora do Enem: estudantes sem internet têm até sexta para pedir vaga em simulado

Brasília – Os estudantes inscritos na plataforma Hora do Enem que não têm acesso à internet podem pedir, até a próxima sexta-feira (15), uma vaga em universidades e institutos federais para fazer o simulado online para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido é feito na plataforma do programa com o número do CPF. As vagas são exclusivamente para os alunos matriculados no último ano do ensino médio que precisam de um terminal de computador para fazerem o teste. A prova online está marcada para o dia 30 de abril.

O simulado é gratuito e pode ser feito também em instituições particulares, comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. No total, essas instituições estão oferecendo 120 mil vagas para os interessados em testarem seus conhecimentos antes da aplicação do Enem. Quem tem acesso à internet pode resolver a prova em computador, tablet ou celular próprios.

No simulado, os estudantes vão responder a 80 itens com a mesma metodologia do Enem. O candidato terá quatro horas ininterruptas para fazer a prova, que poderá ser acessada entre a zero hora e as 20h do dia 30. No caso de quem vai fazer a prova presencialmente em uma instituição, a aplicação será das 8h às 12h, no horário de Brasília.

O simulado é um treino para o candidato que vai receber, posteriormente, uma nota e um plano de estudo personalizado, de acordo com o desempenho nos temas avaliados. O conteúdo deste primeiro provão vai priorizar o conteúdo ensinado nas escolas até o mês de abril.

Estão previstos outros três simulados on-line nos dias 25 de junho, 13 de agosto e o último nos dias 8 e 9 de outubro.

A plataforma Hora do Enem é um programa de estudo com recursos interativos para melhorar o aprendizado. O sistema entrou no ar em 5 de abril. Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que poderão ser assistidas a partir de 30 de abril no espaço denominado MECFlix.


Torcedor do Juventude que bombou na internet vai participar do Encontro com Fátima Bernardes

Torcedor do Juventude que bombou na internet vai participar do Encontro com Fátima Bernardes Felipe Nyland/Agencia RBS
Ele virou celebridade instantânea após ter uma DR com a namorada transmitida pela TV durante o jogo do Juventude, terça-feira à noite, no Alfredo Jaconi. Ao sair do estádio, foi informado da publicação do vídeo, que 24 horas depois seguia bombando na internet com quase 1 milhão de visualizações no Facebook. Aos 15 anos, o torcedor Luiz Gabriel Pozzer viveu uma quarta-feira atípica. Convites, presentes, entrevistas, fotos, conversas com gente que nem conhecia e uma participação agendada para esta sexta de manhã no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

— Foi uma correria só. Recebi mais de 20 ligações, dei entrevistas o dia inteiro, não fui na aula, ganhei presentes e mal consegui falar com a Cauane — disse o garoto, que deu entrevistas para os veículos da RBS, GloboEsporte.com e diversos sites de notícias.

Leia mais:
Torcedor do Ju que levou "gelo" da namorada explica: "Fiz a carinha triste para ela ter pena"
Depois da Kappa, Ju deve lançar marca própria de uniforme para a Série C nacional
Juventude goleia o Ypiranga por 4 a 1 e encara o Grêmio nas semifinais

O assédio foi tanto que ele precisou de uma empresária improvisada. No caso, a mãe Aline Siota.

— Chegou um momento que descobriram até o meu telefone. A produção da Fátima Bernardes ligou para marcar a entrevista lá no Rio. Como ele é de menor, vou ter que ir junto. Vai ser nesta sexta-feira — revelou a mãe do garoto.

A namorada Cauane Celso da Silva não quis se expor mais na mídia. A família decidiu preservar a garota de 14 anos. Mas ela e Luiz Gabriel fizeram as pazes antes mesmo de o jogo acabar. Quando o atacante Roberson fechou o placar de 4 a 1 para o Juventude sobre o Ypiranga, pelas quartas de final do Gauchão, beijos e abraços se tornaram normais outra vez.

— São nove meses de namoro. A gente deu o primeiro beijo aqui mesmo na arquibancada do estádio. Temos amigos torcedores em comum, fomos apresentados e agora viemos juntos aos jogos — contou Luiz.

Estudante do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul (EETCS), na UCS, o torcedor não foi à aula nesta quarta-feira devido à agenda cheia de compromissos:

— Não parei um minuto. Eu estudo de tarde, mas depois que o vídeo saiu no programa da Fátima Bernardes eu decidi que não ia na escola. O grupo do whats já estava lotado de mensagem, imagina se eu tivesse ido...como seria?

Nesta quarta-feira, ele voltou ao Estádio Alfredo Jaconi e tirou fotos com os jogadores do Juventude no vestiário. Quanto aos presentes, dois se destacam: o jantar com a namorada no restaurante Alligator Steakhouse & Craft Beers e o par de ingressos para a semifinal do Gauchão contra o Grêmio, no Jaconi, no próximo dia 21.

Fora isso, Luiz Gabriel vai ganhar camiseta do clube, foi convidado a integrar o conselho jovem do Ju e se prepara para viajar ao Rio com tudo pago pela Globo. E com um presentinho na bagagem: vai levar uma camisa do time para a Fátima Bernardes. Virou o mais novo garoto-propaganda do Juventude.


Vistoria do MPE encontra escola com risco de desabamento no Tocantins

Risco de desabamento, telhados danificados e equipamentos quebrados são alguns dos problemas encontrados nas escolas municipais e estaduais de Brejinho de Nazaré e Oliveira de Fátima, na região central do estado. As escolas foram vistoriadas pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Cadeiras e móveis amontoados em escola vistoriadad (Foto: MPE/Divulgação)
Segundo o órgão, as irregularidades comprometem a qualidade da educação naquelas comunidades. Durante uma semana, os técnicos do MPE visitaram sete escolas, sendo quatro municipais e três estaduais.
Um dos casos que mais chamou atenção dos servidores foi a escola Estadual Riachuelo, em Oliveira de Fátima. A unidade foi construída há mais de 40 anos e possui uma estrutura física comprometida com risco de desabamento.
Telhados danificados, ausência de forro nas salas de aulas, portas quebradas e sanitários danificados são algumas das irregularidades apontadas. Conforme o órgão, a merenda escolar servida nos últimos 20 dias só foi viabilizada com o apoio do município e dos pais.
"As escolas estaduais foram as que apresentaram mais comprometimentos na infraestrutura, porém as unidades municipais também necessitam de melhorias", disse o órgão.

Também foram encontrados ambientes sujos, quadros pequenos, instalações elétricas ruins, falta de espaços adequados para servidores, prédios em desacordo com as normas de acessibilidade. 
Assim como bibliotecas precárias, com acervo reduzido e desatualizado e armazenamento inadequado de alimentos.
Respostas

Procurada, a Prefeitura de Brejinho de Nazaré disse que tem grande interesse em resolver os problemas das condições apontadas. "Assim que estivermos de posse do relatório, estaremos junto ao MPE, assinando um TAC para que sejam viabilizadas as questões, obedecendo ao critério de dar preferência aquelas que precisam de urgência", disse o município em nota.
A prefeitura de Oliveira de Fátima não atendeu as ligações. Já a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), afirmou que não foi notificada pelo Ministério Público sobre o assunto. "Ainda assim, a medida que a pasta toma conhecimento de demandas desta natureza busca atender às solicitações com maior brevidade possível evitando que isso incorra em problemas ao corpo discente, docente e à comunidade escolar", informou em nota.
"Em relação à Escola Estadual Jonas P. Lima, localizada em Brejinho de Nazaré, foram repassados recursos para que as unidades de ensino possam realizar reparos na estrutura física. Para o Colégio Estadual Padrão, foi disponibilizado recurso para a instalação do transformador com vistas à futura climatização das salas."
"No município de Oliveira de Fátima, o prédio da Escola Estadual Riachuelo, passará, ainda no mês de abril, por vistoria técnica da Seduc para se planejar o atendimento de reforma e ampliação da unidade de ensino", finalizou a nota do governo.

do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário